segunda-feira, 23 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (11 de 12)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas:12:20)

Amado leitor, prossigamos em ver alguns detalhes a mais que o texto nos traz e não esqueçamos que todo ensino do Senhor tem mira mostrar os perigos nos quais homens mundanos estão, perigos que custarão a perda das suas almas. Para os que são crentes, nosso Senhor os reveste de promessas acerca dos cuidados do Pai celeste, dando a eles a provisão que tanto precisam para viver aqui.

Já aprendemos que não há riquezas aqui que possam trazer a alma de volta. A morte sela a existência eterna, e para entendermos melhor esse fato mostrei o Salmo 49, onde ensina que não há como comprar a alma e trazê-la de volta. Por essa razão eis que o evangelho salienta a necessidade de arrependimento e conversão dos pecadores. Eis o porque Deus aponta a porta estreita e da necessidade que o homem tem de buscar a Deus enquanto pode ser achado, conforme a mensagem de Isaías 55.

Agora voltemos nossa atenção ao texto onde nosso Senhor diz: “...esta noite te pedirão a tua alma…”. Como havia falado antes, vemos que o verbo no plural sinaliza que há muitos que anseiam em ter as almas. O que venho a dizer é que sem conversão está entregue aos perigos, assim como uma pessoa que passa em lugares onde existem ladrões e sequestradores. A qualquer momento poderá ocorrer algo terrível com essa pessoa. A alma sem Deus está nessa condição, por isso Paulo fala que os ímpios vivem sem Deus no mundo.

Conforme vemos em Efésios 6, o mundo é cercado de seres espirituais, desconhecidos da mente natural e jamais visto por olhos dos homens. Lembremos bem que o que ocorre no mundo natural é porque ocorre no âmbito espiritual. Enquanto vemos no mundo os assassinos, ladrões e destruidores, Cristo chama satanás de assassino, ladrão e destruidor e é ele o que comanda as ações destruidoras através dos anjos e dos homens. Vemos isso Jó, porque quando Deus lhe autoriza a tirar os bens e os filhos de Jó, satanás imediatamente mostrar seu poderio de terror.

Então, digo e afirmo que é certo mostrar satanás como aquele que quer matar e que tem sede por ver sangue derramado. Em João 8:44, além de ser chamado de mentiroso, ele é tido como homicida. Assim que Deus ordena eis que satanás vem para destruir uma alma. Satanás recebeu autorização para ser o deus deste século, mas ele não tem planos de bondade e de prosperidade para os seus. Não é essa sua função, porque ele usa os homens para seus propósitos, depois ele se alegra em ver aquela alma despejada no inferno.

Também sabemos o quanto a morte anseia em tomar uma alma para lançá-la no hades. Ela é a grande funcionária do inferno e espera autorização de Deus para satisfazer os anseios do inferno e o próprio inferno sempre quer abocanhar mais alma, porque sua fome é insaciável. Sendo assim vemos que é loucura querer ajuntar o que não pode segurar, porque tudo o que o homem quer ganhar aqui ele há de perder, assim como as 30 moedas de prata de Judas pesaram em sua consciência, a fim de levá-lo ao abismo. Essa sempre foi a diferença entre homens sábios e homens loucos.


Nenhum comentário: