quinta-feira, 19 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (9)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas:12:

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “Louco, esta noite pedirão a tua alma...”

Examinemos melhor o texto, a fim de que venhamos a entendê-lo bem sua mensagem. Quanto ao homem da parábola narrada por Cristo em Lucas 12, vemos que a ênfase dele foi dada aos desejos físicos e não da alma. Por causa do seu amor pelos desejos naturais da carne, eis que em sua vida inteira trabalhou pensando em ter uma aposentadoria boa e partir assim para um descanso merecido. Só que agiu como louco, pois ignorou o que era eternamente mais importante – a sua alma.

Note bem no texto que ele ilude sua alma; que ele está convencido que é feliz, mas é perceptível que tudo era infundado. Sua alegria mundana, seus sonhos e ambições, tudo isso fez com que ele durante toda sua vida iludisse sua alma. Seu corpo era a habitação da sua alma; para onde ele quisesse ir levava consigo sua alma, a fim de atender desejos egoísta. Sua alma ficou sozinha, abandonada nele, em completa escuridão, longe da luz do céu e aguardando o momento quando seria atirada no abismo.

Veja amigo onde foi que o pecado nos colocou; onde foi que chegamos por causa da nossa louca decisão de dar às costas para Deus, a fim de seguir satanás em busca do seu mundo ilusório. São milhares que vivem assim, sob o engano do pecado; são milhares que nem sequer param para pensar quão enganados estão neste mundo perigoso. O próprio texto mostra que há elementos perigosos que querem a alma sem Deus e nós precisamos conhecer quem são tais inimigos.
Significa que a ênfase dada no viver não à alma, mas sim ao corpo e eis aí onde realmente reside o perigo. Nosso Senhor mostra aos discípulos que a alma é infinitamente mais importante que o corpo. Notemos bem que como o viver no pecado prova a desventura do homem neste mundo. Vemos como o modo de viver revela o que o homem é e como dá vazão aos interesses alojados no coração. Triste verdade. O modo de viver revela a confissão que há em nosso ser e aquele homem mostrou isso. Suas palavras mostram o que há no coração de muitos: “Então direi à minha alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe regala-te”. Tenho visto o quanto milhares vivem ambicionando as promessas que satanás entrega por meio do seu mundo. A forma como o pai da mentira tentou Jesus, é a forma como ele atrai milhares, como um homem atrai os porcos com milho. É assim que milhares, levados pelos insanos desejos da carne não percebem que sendo arrastados para os perigos eternais, como Judas, mesmo cercado de um ambiente espiritual foi puxado para a guilhotina.

Quando os homens pensam que estão ganhando suas almas, na realidade estão perdendo. A alegria deste mundo, em todos os aspectos só funciona para o momento e se ajuntar tesouros para isso, então é certo que a alma lá dentro estará imersa na escuridão, e que não vai demorar em que o inferno vai requerer essa alma. A alma precisa de segurança e tal segurança não está neste mundo mas sim em Deus. Veja que loucura de Faraó, pois recusou ouvir a ordem de Deus, estando pronto para desafiar o próprio Deus de Israel. Seu orgulho e anseio de dominar tudo, achando que não havia ninguém acima dele, o impediu de saber dos perigos eternos que lhe aguardavam no mar vermelho, onde seria submerso pela ira de Deus com todo seu exército.

Nenhum comentário: