terça-feira, 24 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (12 de 12)

 


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas:12:20) A GRANDE DIFERENÇA: “Assim é o que entesoura para si, e não para Deus”

Caro leitor, chegamos ao final e digo final porque sei das minhas tremendas limitações ao tratar de um tema tão poderoso e profundo como esse tema. Mas por outro lado sei que a maior tarefa de um pregador, especialmente em nossos dias é pregar exatamente aquilo que o mundo moderno, estufado do orgulho do diabo precisa ouvir. O mundo religioso de hoje vive atrás de novidades, assim como viviam os Atenienses (Atos 17). Mas a mensagem mais importante de hoje, bem como de todos os tempos é falar aos homens do destino terrível que aguardam os pecadores impenitentes.

Voltemos ao texto, porque eis o que aparece no verso 21: “Assim é o que entesoura para si e não para Deus”. Creio que isso vem revestido de grande valor às nossas vidas. Vemos como o nosso Senhor esclarece bem qual foi a situação daquele homem louco, pois tudo o que ele fez na vida foi entesourar para si mesmo. Todo seu viver na terra foi ocupar-se com tesouros vis, terrenos e transitórios. Eis aí o verdadeiro sentido de viver sem Deus no mundo. Eis onde o homem põe sua confiança, ignorando que está pondo em risco a sua alma. O que Ele fez? Ele não fez a ligação de fé entre sua alma e o criador. Ele ajuntou para comprar o feijão, arroz, carne, roupa e outras coisas para nutrir seu corpo das alegrias que chegam e logo evaporam.

Esse é o viver do homem no pecado,porque vivem a entesourar para si mesmo “Assim é o que entesoura para si…”. Não há neles nenhuma ligação com o céu; eles desconhecem o caminho aberto por Cristo que leva o homem a Deus; eles desconhecem o fato que há um só Mediador entre Deus e os homens. O homem no pecado querem mediadores que liguem eles a seus deuses e ao Deus vivo e verdadeiro, por isso inventam suas filosofias religiosas criando seus ídolos para que eles venham a abençoar suas vidas financeiras neste mundo. Olhemos a história e vejamos o que fizeram com as riquezas que aqui entesouraram? Satanás tapa o entendimento dos incrédulos e como diz o Salmo, os ímpios não perscrutam as coisas e nem querem se aventurar nisso. Eles olham o mundo e vê ilusoriamente que há um Éden à frente. Tudo o que foi história ficou para traz e nada dessas lições do passada distante e recente tem qualquer significado para eles. Mas a bíblia nos conduz ao passado. Deus manda que atentemos para as veredas nas quais andaram homens como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e outros milhares de santos (Jeremias 6:16)

Mas o que acontece é que, assim como milhares no passado tentaram ajuntar tesouros aqui e terminaram em derrota eterna, assim milhares hoje o fazem, sem qualquer noção de que olhos de águias do mal estão espreitando suas almas e que feras das trevas sentem o faro dessas almas. Lembremos de Esaú e de sua ganância, pois sempre visou ganhar o mundo e queria bênçãos do pai dele (Isaque). Deus o fez prosperar, a ponto de construir a nação dos edomitas, mas no tempo certo Deus destruir para sempre aquele povo, como prometeu centenas de anos depois (Malaquias 1) Foi assim também como o mundo corrompido, criado por Caim, pois Deus deu longos anos e milhares viveram e presenciaram um mundo aparentemente paradisíaco, mas que foi destruído pelas águas do dilúvio. Foi assim com o poderoso reino Babilônico, o qual Deus destruiu para sempre, conforme havia anunciado por boca do profeta Jeremias (Jeremias 51).

E agora? O que posso dizer aos pecadores? Que eles se convertam; que se humilhem, mostrando sua miséria diante daquele que soberanamente dono da prata e do ouro. É Ele que toma o homem para salva-lo do pecado e tornar em Cristo herdeiro de Deus.

Nenhum comentário: