quinta-feira, 26 de outubro de 2023

GRANDES PROMESSAS PARA A ETERNIDADE (2)

 


Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:3)

AS GRANDES LUZES DO UNIVERSO: “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento…”

Minha introdução foi breve, mas espero ter sido suficiente para que entremos e descubramos as maravilhas eternas achadas nesse brilhante verso de Daniel 12. Nós precisamos definir o que o texto quer nos ensina e para isso precisamos saber primeiramente o que o texto não está ensinando, especialmente quando tratamos dos “que forem sábios”. Se sairmos da palavra de Deus, certamente nos perderemos nas baboseiras deste sistema mundano, tão enganador. Não podemos desviar das Escrituras enquanto estamos passeando em suas belas avenidas e ruas, vendo suas vitrines e joias da preciosa graça. A voz das Sagradas Letras é a voz do Deus Sábio e Santo, por isso é perigoso para nós, quando nos atrevemos a fazer com que o mundo fale e opina sobre a bíblia.

Nesse caso também, meus argumentos e opiniões são perigosos, porque eu sou tão pecaminoso quanto o mundo é. Se toda terra tem que calar quando Deus fala, então quem sou eu para expor minhas misérias? Devo aquiescer-me perante o Senhor e comportar-me como um discípulo, afinal: “...todos os teus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras” (Deuteronômio 33:3). Humildade, temor, reverência e obediência são atitudes dos servos de Deus, especialmente quando estão diante da verdade escrita, revelada e entregue a nós.

Também, posso acrescentar que a sabedoria deste mundo nada tem de valor para Deus. Seus mais poderosos sábios e filósofos não passam de cacarecos, sem qualquer valor diante da verdade. Olhemos a bíblia, porque ela permanece firme, inabalável, estável durante todos os milênios, enquanto as nações com todo seu orgulho, força, sabedoria e riqueza são desmanchadas derretidos como gelo exposto ao sol. Daniel viveu trabalhando como funcionário público na Babilônia e pode ver a triste e fatal decadência daquele império que parecia tão esplêndido, mas que ruiu ante a ordem do supremo Senhor.

O mundo oco e amaldiçoado odeia o Deus da bíblia, porque a sabedoria deste sistema é humanista e tenta fortalecer o homem, construindo alicerce de areia debaixo dos pés. Os mais sábios deste mundo odeiam a Deus e estão revestidos das atitudes mais infames de soberba e resistência à verdade. Veja como o mundo trata os sábios e projetam suas descobertas, como no caso da evolução, como se fossem verdades. O mundo mudou? Claro que não! É o mesmo mundo que ousa resistir a verdade, a fim de implantar suas mentiras.Sendo assim, acheguemo-nos ao texto de Daniel, para vermos o quanto Deus lida com Seu povo e tranca as portas da Sua sabedoria para os grandes deste mundo.

Vou mais longe, para afirmar que não está referindo à sabedoria religiosa dos homens, porque vamos entrar no mesmo esquema do mundo. Se tirarmos a verdade bíblica de qualquer religião, tudo não passará de sonhos e vaidades criados por satanás. Foi essa a religião que Jesus achou no meio dos judeus, pois tudo era trabalhado pela maquinação dos fariseus e escribas, os quais usavam a inteligência para dominar uma população cega e tomada por sentimentos religiosos que iam contra os princípios espirituais exarados em toda Escritura.

Basta examinar a religião atual e veremos onde o homem em seu infame orgulho pode chegar, pois tudo faz para criar um sistema de religioso, a fim de se sentir “abençoado” em seu caminho de iniquidade, idolatria e mundanismo.

Nenhum comentário: