quarta-feira, 11 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (5)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “...esta noite te pedirão a tua alma…”

Caro leitor, estamos vendo o quanto o homem no pecado se mete em numerosos e iminentes perigos, sem que percebam, devido ao engano do pecado. Os anseios por um sistema mundano que venha trazer felicidade sempre foi a cilada onde homens caíram. A mulher de Ló foi outro exemplo, pois no anseio por ter um ambiente social favorável, eis que ela ficou envolvida, de tal maneira que não quis escutar acerca das ameaças de Deus sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. Pois morreu no pecado. No caso de Balaão, o perfume das riquezas tomou seu ser e se não fosse a intervenção de Deus ele teria sim amaldiçoado o povo de Israel.

Agora vamos a um exame do verso 20, onde vemos Deus mesmo falando ao homem da parábola: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma…”. A primeira lição que emerge ali é que Deus, não somente mostra que aquele homem é um louco, como também mostra a razão: “...esta noite te pedirão a tua alma…”. Veja como as consequências são devastadoras quando os homens não ouvem a voz de Deus em Sua Palavra. Mesmo tratando de assuntos que parecem tão lógicos e que Deus não dá qualquer importância, mas o fato é que, nos mais simples detalhes da vida, importa que os homens saibam que há um Senhor, soberanamente dono de todas as coisas. Está ali aquele homem com seus lucros conquistados e tem seus planos para o futuro. Mas o fato é que Deus está fora; seu foco era sua felicidade terrena e sem perceber o que ele pensava que enriqueceria sua alma, eis que só afetava seu corpo. Ele estava completamente ludibriado pelo engano do pecado, pois queria dar à sua alma o que ela jamais buscou. Toda sua vida foi voltada para os bens terrenos e esses bens só saciaram sua vida física e nisso estava sua loucura. Ele não buscou Deus em Seus sábios conselhos. Ele arruinou sua vida por não construir um alicerce firmado na verdade. Ele buscou o prazer e para o final da sua vida achou que tinha um grande caminho à frente e que um horizonte de glória mundana lhe aguardava.

O que acontece com os homens neste mundo? Realmente nem estou tratando de homens perigosos, ladrões, assassinos, etc. Estou tratando daqueles que aos olhos de todos são bons homens, bons cidadãos que lutam e se esforçam para ganhar a vida. Mas em Provérbios a sabedoria de Deus fala acerca desses homens: “...aos loucos a impressão de bem-estar os leva à perdição” (Provérbios 1:32). Veja como o perigo eterno ronda os homens neste mundo, pois acham que o navio de suas vidas não irá afundar a qualquer momento, enquanto estão sendo iludidos com uma paz de que tudo vai dar certo no futuro.

Meditemos na vida de Belsazar, pois achava que seu reino perduraria e sua loucura foi ignorar os avisos de Daniel, quando interpretou a escrita na parede do palácio. O louco é tomado por esse sentimento que envolve todo seu ser, a ponto de ignorar o perigo. O louco acha que tem recursos em mãos para dominar a situação. Belsazar achou que dando presentes a Daniel resolveria sua situação, mas o fato é que seu coração estava endurecido para ser recebido pela morte, o que aconteceu naquela noite (Daniel 5)

Nenhum comentário: