quarta-feira, 18 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (8)


Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas:12:

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “Louco, esta noite pedirão a tua alma...”

Amado leitor, tenho em vista mostrar o quanto é importante salientar aqui o valor eterno de uma alma, justamente porque uma das mais terríveis atividades do engano do pecado é valorizar o que nada tem de valor eterno, a fim de buscar aquilo que é transitório. Por esse fato que o Senhor, não somente chamou a atenção dos dois irmãos que brigavam por causa de herança, como também chamou os discípulos, para que eles se prevenissem contra a avareza.

Notemos como a parábola do Senhor foi encaixada dentro do assunto em pauta, para que todos fossem bem informados do perigo que tanto ameaça as almas de homens e mulheres neste mundo.

Para isso quero destacar o que o verso 20 de Lucas 12 quer nos ensinar: “...louco, esta noite te pedirão a tua alma…”. Como já havia mencionado anteriormente, o verbo no plural: “pedirão” indica que têm elementos que interessam pela alma. Impressionante! Vemos que toda obra do pecado neste mundo, tem em vista tirar de vista todo conceito de eternidade. A ênfase nesta vida terrena e passageira sempre visa ocupar o homem com interesses terrenos. Notemos bem que no mesmo texto de Lucas o Senhor chama a atenção dos Seus discípulos para o perigo de preocupar-se com o corpo, no que comer e beber e com as vestes. Veja bem que o duplo interesse sempre está focado no efeito do pecado e numa desconfiança nas promessas de Deus. Notemos bem como é e sempre foi o interesse dos homens voltados para seus corpos. É claro que os mundanos diferenciam dos crentes, porque aqueles tem em vista aparelhar seus corpos para mais ambições voltadas às paixões carnais. Os crentes se envolvem nos perigos relacionados à preocupação com comida e roupa. Nosso Senhor chama a atenção dos Seus discípulos, porque desconfiar dos cuidados de Deus por eles diariamente é tão pecaminoso quanto a vida de paixões dos ímpios.

Mas quero sublinhar bem o fato que é natural dos homens enfatizar e priorizar a vida física aqui e desprezar suas almas. Em forma de pergunta nosso Senhor diz: “Que adianta aos homens ganhar o mundo e perder as almas?”. Concentremo-nos na parábola contada pelo Senhor, porque o que ocorreu com aquele homem, visto por Deus como louco, foi que ele perdeu sua alma, porque seus interesses foram concentrados em seus desejos físicos. Todo trabalho, todo sonho, todo esforço em ajuntar seus tesouros terrenos fizeram com que ele esquecesse de que era uma alma; que seu corpo tão frágil como uma casca de ovo a qualquer momento será atirado à sepultura e que sua alma deixaria.

Mas não é assim que vivem milhares? Até mesmo muitos que se dizem crentes em Cristo têm vivido como incrédulos, pois tem buscado socorro do mundo, a fim de tentar a sorte aqui. Quão perigoso é para a alma se viver à busca de ajuntar tesouros aqui! Não foi esse o problema do homem da parábola? Não foi esse o interesse de Judas? Não foi esse o sonho de Esaú? Não foi essa a atividade secreta de Geazi? Sem Cristo a alma está imersa na solidão de um corpo que se extravasa em prazeres que passam e que são totalmente inúteis. Quantos terminam gastando tudo à busca de psicólogos ou psiquiatras, a fim de resolver aquilo que somente Cristo pode solucionar de uma vez para sempre – a salvação da alma.

Nenhum comentário: