quinta-feira, 12 de outubro de 2023

QUANDO DEUS CHAMA O HOMEM DE LOUCO (6)

 

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas12:20)

A IMPORTÂNCIA DA ALMA: “...esta noite te pedirão a tua alma…”

Dando continuidade, voltemos ao texto, porque temos lições diante das quais devemos nos interessar, pois são de real importância. Observemos que Deus está mostrando o quanto o homem sem Deus no mundo tem sua alma sozinha habitando nele. Eu creio e defendo biblicamente que o homem foi criado com corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5:23). Mas com a entrada do pecado, obviamente morreu o espírito, passando a funcionar apenas a alma.

Mas notemos como a alma carece dos trabalhos do espírito. O que ocorreu é que a alma, no homem natural está na solidão, como uma mulher sozinha numa casa (Cantares 3:1). Vemos que a alma está completamente submetida aos caprichos das paixões que envolvem os anseios do homem no pecado. A alma fica completamente abatida, entregue à depressão e aos efeitos do pecado. Como o homem da parábola, os homens mundanos estão sempre a pensar que são felizes; que estão vivendo na alegria ao viver sem Deus no mundo. Mas observemos que é a alma quem sofre os efeitos trágicos do engano do pecado. Os homens no mundo, em tudo o que buscam aqui tem em vista um efeito carnal, visando aquilo que o corpo movido pelo pecado sempre está a buscar.

Veja como isso ocorreu com o homem da parábola: “Então direi à minha alma…”. O que é isso? É o que nosso Senhor ensina concernente a vida aqui. A alma sem Deus é uma vida vazia, miserável que caminha para a desgraça eterna. A alma vencida pelas paixões do corpo é sufocada pelo peso que tais paixões exercem sobre ela. É por isso que o efeito normalmente o que chamam de problemas psicológicos, os quais aparecem em forma de depressão, ira, revolta, e outras atitudes semelhantes, até mesmo levando a pessoa ao suicídio.

Quando a pessoa é crente em Cristo, pela fé firmada na palavra ela ensina a alma em como viver. Veja no Salmo 43:5 como o Salmista expõe essa verdade: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?”. Veja como a fé cristã no poder da Palavra e do Espírito Santo se ergue para dar a alma o significado de enfrentar a vida do ponto de vista de Deus. A vida do crente livre do jugo do pecado dá a alma a condição de viver em liberdade, sendo ensinada por Deus em como ter procedimento adequado.

Outro texto que lança luz sobre nosso assunto aqui está no Salmo 103, onde o salmista diz: “Bendize ó minha alma ao Senhor…”. Não pretendo entrar nos pormenores do texto, mas apenas mostrar como a alma é tomada pelo poder da fé cristã, a fim de entrar na aula disciplinadora da graça. Quantas vezes acontece que o crente tende a entrar em depressão, tristeza, revolta, tendendo a afastar-se da verdade. Então a fé bíblica, aprimorada na verdade da salvação vem envolver seu próprio ser com ordens. Não é isso o que acontece com os crentes em Cristo? De repente, quando a vida parece que está afundando na lama da desconfiança, de repente, pela fé ele toma a verdade a fim desferir um tipo de beliscão, para acordar e levar sua alma a agir como deve agir.


Nenhum comentário: