segunda-feira, 30 de julho de 2012

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO (2)



Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3

Amigo leitor nesta solene pergunta, vemos uma terrível advertência de Deus. Na mensagem de ontem procurei preparar corações para ouvir o que Deus tem a falar-lhes neste verso lido. Vamos pois entrar na abordagem do verso.
  A pergunta feita é a seguinte: Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação? Nota bem, que é apontado um só meio para o homem escapar e esse meio é chamado de “tão grande salvação”. Não está perguntando: Como escaparemos nós se negligenciarmos a prática de boas obras? Também não está perguntando: Como escaparemos nós se negligenciarmos o batismo? Eu sei que a Bíblia põe o batismo em seu devido lugar, mas não é apresentado o rito batismal como a tão grande salvação.
  A pergunta também não é feita assim: Como escaparemos nós se negligenciarmos Maria como mediadora? Eu sei da importância daquela mulher em ser o instrumento voluntário para o Espírito Santo gerar em ventre, ainda virgem, aquele que viria para ser o Salvador. Mas é fato que Ela nada pôde, nem poderá fazer para conduzir o pobre pecador, nem aos pés do Filho, nem tampouco aos pés do Pai. Ela mesma, ao cantar: “Minh’alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lucas 1:46,47). Oras, se alguém chama Deus de Salvador, tal pessoa está admitindo que é pecador. Tal foi Maria. Ela é chamada de bem-aventurada porque ela creu, e não porque deu a luz a Jesus. Uma mulher, um dia chegou para Jesus e disse-lhe: “Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram”. Qual foi a resposta do Senhor àquela emocionada senhora? Ele disse: “Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11:27,28).
  Amigo leitor, voltando ao texto de Hebreus 2:3, a pergunta ali não é assim: Como escaparemos nós, se negligenciarmos a oração? Vê bem que a oração tem o seu devido valor para aquele que já é salvo, pois é a maneira do crente comunicar-se com Deus. A pergunta também não é assim: Como escaparemos nós, se negligenciarmos o jejum, ou a penitência? Não, meu amigo! Não coloquemos nada de embaraço; não precisamos acrescentar nada ao que está escrito. A palavra é como mel puro. E é perigoso adicionar opiniões ao que Deus falou. Eu não preciso fazer nada mais, só me resta ouvir. Deus não pede nada do pecador, senão um coração que humildemente crê.
  Afinal, o que um mendigo tem para dar? A graça de Deus é perfeitamente rica e suficiente em si para te prover a salvação eterna. Colocar qualquer coisa humana para a salvação do pecador é tentar unir as trevas com a luz. Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo? Ah meu amigo, aquilo que não uniu Deus, não tente ajuntar o homem. Então tenho procurado dissipar toda ilusão. Colocar obras no caminho da salvação é pôr tropeço para ti. É fabricar asas e tentar voar com elas. Tentar escapar de tua condenação eterna através de teus esforços é recusar a única chave que abre a porta de tua prisão, para tentar usar outras chaves. Eu tenho uma chave que abre a porta de minha casa; outra chave não serve, por mais que eu tente.
  Será que tu podes entender que diante de Deus tu não passas de um réu culpado? Seria loucura para um réu, diante do Juiz, dizer que não aceita o perdão. Tu estás brincando? É irracional, tal atitude. É apavorante! Tentar chegar a Deus através de teus esforços é cavar a tua própria sepultura. Alguém tentar chegar a Deus para obter a purificação e o perdão, é a mesma coisa que alguém tentar mudar a cor da sua pele com água e sabão. Será que tu, meu amigo, tens jogado fora as tuas ferramentas de trabalho, tentando chegar ao céu? Por que tentar abrir o caminho? O caminho já está aberto. Seria pura loucura se eu tentasse abrir um caminho mais fácil daqui para São Paulo. O caminho já está aberto. Não penses que a estrada ao céu tem pedágio! A estrada é livre.
  Ah meu amigo, uma vez que tu desvencilhaste de todos esses embaraços, essas contrariedades da alma, então tu podes saber que Deus providenciou uma tão grande salvação, e que a tua perdição é se tu a negligenciares. É fato que tu não escaparás. Será que tu podes parar para ouvir o Espírito de Deus querendo te conduzir ao destino certo. Ele é o Espírito de Deus que veio nos guiar em toda verdade. Eu quero te apresentar agora essa tão grande salvação. Não é algo indigno! Não é algo que te deixará envergonhado, com medo.
  Não, quero te falar da tão grande salvação que Deus providenciou. Tu queres permanecer do jeito que tu estás? Absurdo! Estás procurando a tua ruína eterna. Vê como o Espírito Santo fala através do livro santo, cuida em ouvir, porque aqueles que partiram sem atentar para a tão grande salvação, não escaparam. O grande Deus não olha a face de ninguém. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Cada ser humano foi colocado na balança divina, e foi achado em falta. Que voz tu queres ouvir? Saiba que a voz do enganador vem disfarçada; ele vem como anjo de luz querendo sempre te manter afastado do Senhor.
  Mas eu insisto, porque maior é o Deus da bíblia do que o deus deste mundo, o pai da mentira. É pouco o tempo que me resta hoje para tratar de tudo o que Deus tem para nos ensinar nesse verso, hoje a noite. Quero apenas te dizer a respeito do Filho de Deus. Ele é a tão grande salvação. Ele é aquele que foi enviado do céu. Deus não enviou anjos; Deus não enviou serafins, nem querubins, mas sim o Seu filho amado. Foi Ele quem se fez homem, puro, santo, sem culpa. Dirija-se a Ele nesta noite. Ele em amor te convida, e está pronto para salvar-te. Tu estás, ó alma, como uma avezinha, em meio aos temporais, e o pavor da morte e do inferno te fazem tremer? Tenha repouso Nele.
  Que abrigo seguro! Deus não tem outro nome para ti. Não outro remédio que possa curar a tua chaga espiritual. O fardo do pecado é terrível, mas Ele tira, te dando alívio, e te dando asas para voar; Ele é aquele que se humilhou, se esvaziou de Sua divindade, tornou servo, sendo obediente até à morte terrível de cruz para prover-te o pleno perdão de teus pecados e reconciliar-te com Deus. O teu escape agora é Ele. É a tua chance. Se teus olhos foram abertos, não fiques obstinado, mas te entrega agora a Cristo. Diga a Ele que tu desejas ser salvo; diga a Ele pela fé; vá com toda a confiança.

Nenhum comentário: