quarta-feira, 25 de julho de 2012

A FÉ TRIUNFANTE



Bendize ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu Santo Nome” (Salmo 103:1).

        Tudo o que podemos dizer a respeito deste verso é que somente a fé genuína pode chegar nele. A mente humana poderá achá-lo como um mero escrito proveniente de alguma sabedoria superior e as emoções poderão curti-la para um efeito de alivio temporário, como efeito droga. Mas a verdade é que aí está uma lição dada aos verdadeiros discípulos do Mestre; para os que encontram na Palavra de Deus suas armas de vitória contra toda espécie de pecado, quer contra satanás, quer contra o mundo bem como contra as astutas armadilhas da carne.
        Primeiramente, vemos a genuína fé ordenando: “Bendize ó minha alma ao Senhor...”. O homem natural não possui essa vitoriosa fé, pois ela provém do Autor da fé (Hebreus 12:2). O crente em Cristo está fazendo com que sua alma fique subordinada a Deus. Nada de lamúria, depressão, desânimo, nada de ficar jeremiando, de revolta e busca por seus direitos. A alma está submissa à fé.
        Em segundo lugar, a fé direciona a alma ao lugar certo, à pessoa certa: “Ao Senhor”. Nada tem a ver com os pensamentos positivos da nova era. Nada de adaptar os fragmentos das religiões orientais à prática do viver cristão. Não dá certo nunca. A fé bíblica contempla o Rei da Glória e vislumbra Seu trono de Graça e Misericórdia. Temos uma terrível tendência de esquecer que somos o que somos pela Graça. Tendemos a dar ouvidos à voz da serpente que continuamente quer nos pegar desprevenidos em nossa ignorância. Somos elevados ao lugar certo, ao Monte Sião; somos conduzidos pela fé para o lugar santíssimo.
        Em terceiro lugar, a fé leva nossa alma a uma forte disciplina no tocante ao seu dever: “... e tudo o que há em mim...”. Que lição preciosa! É tudo para Deus. Não podemos esquecer que outrora dávamos tudo ao mundo quando éramos do mundo. E agora, por que não damos tudo para Deus? Toda emoção, toda a força física, toda maneira de pensar, toda disposição da vontade, etc. Tudo para Ele, tudo subordinado ao Senhor.
        Em quarto e último lugar, a fé ordena a alma à vitória: “Bendiga o Seu Santo Nome”. Eis aí o que significa verdadeira religião! Eis aí o que é culto a Deus! “Bendizer” significa falar, cultuar, alegrar, etc., em toda verdade a respeito do Nome de Deus. A Bíblia inteira proclama o Nome do Senhor. Seu Nome Glorioso aparece. Mas neste salmo propriamente vemos o Seu Nome como o Grande Salvador.
        Santos de Deus, eis aí o caminho vitorioso que você pode seguir vencendo todo mal e ainda trazendo a este mundo a alegria que somente os genuínos crentes possuem.

Nenhum comentário: