terça-feira, 24 de julho de 2012

O SALÁRIO DO PECADO (35)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
OS RESULTADOS ETERNOS DA GRAÇA (continuação):
         Querido leitor, ao estudar sobre os resultados eternos da graça, importa que lancemos fora toda opinião humana. No território da graça somente quem tem o Espírito de Deus pode compreender as maravilhas reveladas ao povo santo. Tudo da natureza carnal fica fora, porquanto a mente natural não pode compreender (1 Coríntios 2:14), nem os frágeis sentimentos podem encontrar motivos de satisfação nesse lugar. Tudo o que se refere à graça é contrário aos gostos e padrões daqueles que vivem no pecado.
         Na abordagem anterior pudemos ver que Deus toma os verdadeiros crentes como Seus filhos e que eles são conduzidos igualmente sob a disciplina da graça; que não existe um crente mais especial que outro. Obviamente, dependendo das circunstâncias, a graça opera mais abundantemente em alguns crentes, como diz a letra de um antigo hino: “Sua graça é maior quando as cargas aumentam”. As mais doces experiências da força da graça de Deus na vida do crente são quando Deus, através das provações anula toda e qualquer influência da carne: “...quando sou fraco, então é que sou forte (2 Coríntios 12:10). O que aprendemos com isso? A lição é, deveras, maravilhosa! Quando estamos cercados pela fraqueza; quando penso que estou no “fundo do poço” em minhas misérias; quando mais sinto meus fracassos, de forma que percebo que nada há em mim para viver como Deus quer, posso estar certo que a graça me colocou lá em cima.
         Amigo leitor quero chegar ao seu coração com as maravilhosas verdades que encantam os corações dos verdadeiros crentes. Esteja plenamente certo que se você é um genuíno crente, não pode viver das euforias da carne. Qualquer tentativa em forçar um viver que agrade a Deus é labutar em erros, é desconhecer o real significado da graça. Você ama a Palavra de Deus? O livro santo é seu prazer? Há em seu coração um deleite pela verdade e seu coração pulsa em conhecer mais e mais a verdade revelada? Se for este o desenho do seu coração, então posso assegurar o quanto a graça opera em seu viver durante sua peregrinação terrena. Você pertence ao Senhor para sempre e a maravilhosa graça lhe ergue às alturas das maravilhas eternas conquistadas por Cristo para Seu povo.
         Ó, meu caro leitor, certamente sentimos “vertigens” quando somos levados pela graça a estar acima da mentalidade mundana e corrompida deste mundo. Estamos tão acostumados às coisas terrenas, como minhocas escondidas na terra, que quando a graça trabalha, anulando todo peso terreno a fim de voarmos as alturas espirituais, então, começamos a sentir amedrontados. É mais fácil estar aqui em baixo; é mais fácil traçar o roteiro espiritual do nosso jeito, por isso a carne rejeita as disciplina da graça. Mas, não pense, ó crente, que Deus abandona Seus filhos, entregando-os a seu bel prazer. Ele é o Pai Santo, perfeito, que tem todos os Seus filhos em Sua mão. Nunca um crente deve esperar que Deus aguarda sua decisão a fim de operar santidade em seu viver. Jamais! É crente em Cristo? É participante da vocação celestial? Então está sob disciplina. Olhe o que diz Hebreus 12: “É para a disciplina que sofreis; Deus vos trata como filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 
         Porém, se seu viver não subscreve a vida cristã conforme o padrão bíblico da graça; se seu viver de crente é padronizado pelo sistema mundano e carnal, exatamente do jeito que a natureza humana gosta, pode estar certo que não é filho de Deus, por isso não está sob a liderança disciplinadora da graça: “Mas, se estais sem disciplina,...sois então bastardos, e não filhos” (Hebreus 12:8). Na família de Deus só participa Seus filhos, aqueles que nasceram de novo, mediante a Palavra da verdade (1Pedro 1:25). Sem salvação o pecador está debaixo da Ira de Deus (João 3:36). Somente quando deixa sua rebelião e se converte ao Filho é que se torna participante da família de Deus.

Nenhum comentário: