domingo, 15 de julho de 2012


ENRIQUECENDO-SE COM A BÍBLIA   (6)  Pink

3. Tem mais profunda reverência pelos Mandamentos de Deus.

O pecado entrou no mundo, através da desobediência de Adão, contra a Lei de Deus, e todos os seus filhos decaídos, são gerados com similar depravação (Gênesis 5:3). "O pecado é a transgressão da Lei". (I João 3:4). O pecado é uma forma de alta traição, de anarquia espiritual. É o repúdio ao domínio exercido por Deus, em que a Sua Autoridade é repelida, em que o indivíduo se rebela contra a Sua Vontade. O pecado consiste, em seguirmos por nosso próprio caminho. Ora, a Salvação consiste em sermos livrados do pecado, de sua culpa, de seu poder e até mesmo de sua penalidade. O mesmo Espírito que nos convence sobre a necessidade da graça de Deus, também nos convence da necessidade que temos de ser dirigidos pelo governo de Deus. A promessa de Deus, ao povo que com Ele entrou em pacto, é: "Nas suas mentes imprimirei as Minhas Leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e Eu serei o seu Deus, e eles, serão o Meu povo" (Hebreus 8:10).
O espírito de obediência é proporcionado a toda a alma regenerada. Cristo Jesus disse: "Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra" (João 14:23).  Portanto, esse é o grande teste: "Ora, sabemos que O temos conhecido por isto: Se guardamos os Seus Mandamentos" (I João 2:3). Nenhum de nós observa os Mandamentos de Deus com perfeição; mas todo o verdadeiro crente, tanto deseja fazê-lo como se esforça nesse sentido. O crente verdadeiro diz juntamente com Paulo: "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na Lei de Deus" (Romanos 7:22).
E também declara, juntamente com o salmista: "Escolhi o caminho da fidelidade; decidi-me pelos teus juízos. Os teus Testemunhos recebi-os por legado perpétuo" (Salmo 119:30, 111). E todo e qualquer ensinamento, que avilta a Autoridade de Deus, que ignora as seus Mandamentos, que afirma que o crente, em nenhum sentido, está sob a Lei, vem da parte do diabo, sem importar quão suaves sejam as palavras do seu instrumento humano. Cristo redimiu o Seu povo, da maldição da Lei, e não dos Mandamentos que ela contém; Cristo os salvou da ira de Deus, mas não para ficarem fora do Seu Governo. Nunca foram e nunca serão revogadas as palavras que dizem: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração". (Mateus 22:37). A passagem de I Coríntios 9:21, afirma expressamente que estamos ''Debaixo da Lei de Cristo.". E o trecho de I João 2:6 estipula: "Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar, assim como Ele andou".

Ora, como foi que Cristo "Andou"? Na perfeita obediência a Deus Pai; em total sujeição às Suas Leis, honrando-as, e obedecendo-as em Seus pensamentos, em Suas palavras e em Seus atos. Cristo não veio a fim de destruir a Lei, e, sim, a fim de cumpri-la (Mateus 5:17).

E o nosso amor por Ele é expresso, não em emoções agradáveis, ou em palavras bonitas, e, sim, na observância aos seus Mandamentos (João 14:15). E os mandamentos de Cristo são os Mandamentos de Deus (Êxodo 20:6). A oração intensa do crente autêntico é: "Guia-me pela vereda dos Teus Mandamentos, pois, nela me comprazo" (Salmos 119:35). Até ao ponto em que nossa leitura e nossos estudos da Bíblia, mediante a aplicação do Espírito Santo, vão gerando em nós um maior amor, e um mais profundo respeito, além da observância mais exata dos Mandamentos de Deus, nessa proporção, vamos sendo realmente beneficiados.
4. Uma confiança mais firme na Suficiência de Deus.
Aquilo, ou aquele em quem um homem mais confia, esse é o seu "deus". Algumas pessoas confiam na saúde, e outros nas riquezas; alguns confiam em si mesmos, e outros confiam em seus amigos. E a atitude que caracteriza a todos os indivíduos sem regeneração é, que dependem do braço da carne. Porém, a eleição da graça desvia os seus corações de todos os apoios dados pela criatura, para que se estribe no Deus vivo. O povo de Deus, são os filhos da fé. A linguagem emitida pelos seus corações é: "Deus meu, em Ti confio, não seja eu envergonhado" (Salmos 25:2).
E uma vez mais: "Eis que me matará, já não tenho esperança; contudo defenderei o meu procedimento". (Jó 13:15). Esses dependem de Deus, para que lhes proveja o necessário, para que os proteja e abençoe. Olham continuamente, para um recurso invisível, ficam na Dependência do Deus invisível, apoiam-se em um Braço oculto. É verdade que, há ocasiões em que a fé dos verdadeiros crentes hesita; mas, embora tropecem, não ficam inteiramente prostrados. Embora, isso não reflita a experiência uniforme deles, contudo o Salmo 56:11, expressa o estado geral de suas almas: "... Neste Deus, ponho a minha confiança, e nada temerei. Que me pode fazer o homem?". E a oração anelante deles é: "Senhor, aumenta a nossa fé!". (Lucas 17.5). "E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela Palavra de Cristo". Romanos 10:17. E dessa maneira, enquanto meditamos sobre as Escrituras, em que as suas promessas são acolhidas em nossa mente, a nossa fé é fortalecida, a nossa confiança em Deus aumenta, e a nossa segurança se aprofunda. Desse modo podemos descobrir que estamos tirando proveito ou não, de nosso estudo da Bíblia.
5. Deleita-se mais plenamente nas Perfeições de Deus.
Aquilo em que um homem mais se deleita é o seu "deus". O pobre indivíduo mundano procura satisfação em suas atividades, prazeres e possessões materiais. Ignorando a "Substância", ele persegue inutilmente as sombras. O crente, entretanto, se deleita nas admiráveis Perfeições de Deus. Realmente, reconhecermos a Deus, como o nosso Deus consiste não somente em nos submetermos ao Seu cetro, mas em amá-Lo, mais do que ao mundo, e valorizá-Lo, acima de tudo e de todos. Consiste também em termos, paralelamente ao salmista, a percepção experimental de que: "... Todas as minhas fontes, são em Ti". (Salmos 87:7). Os remidos não apenas receberam alegria da parte de Deus, tal alegria que este nosso pobre mundo jamais nos poderia outorgar, mas, também, se gloriam e regozijam em Deus (Romanos 5:11); e, acerca disso, o indivíduo mundano nada sabe. A linguagem dos remidos é aquela que afirma: "A minha porção, é o SENHOR..." (Lamentações 3:24).
Os exercícios espirituais, são enfadonhos para a carne. Mas o crente autêntico diz: "Quanto a mim, bom é estar junto a Deus..." (Salmos 73:28). O homem carnal é arrastado por muitas paixões, e ambições; porém, a alma regenerada assevera: "Uma cousa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na casa do SENHOR, todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR, e meditar no seu templo". (Salmos 27:4). E, por quê? Porque o verdadeiro sentimento de seu coração diz:  "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra". (Salmos 73:25).
Ah, prezado leitor, se o seu coração não tem sido impelido a amar a Deus, e a deleitar-se Nele, então é que ainda está morto para com Ele.  A linguagem dos santos é a que diz: "Ainda que a figueira não floresce, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco, e nos currais não há gado, todavia eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17,18). Ah! Essa é verdadeiramente uma experiência Sobrenatural! Sim, o crente pode regozijar-se, quando todas as suas possessões materiais lhe são tiradas (Hebreus 10:34). Quando jaz em uma masmorra, com as costas a sangrar, ainda assim, pode entoar louvores a Deus (Atos 16:25).
Portanto, na proporção em que você estiver sendo desmamado dos prazeres ocos deste mundo, também estará aprendendo, que não há bênção fora de Deus, estará descobrindo, que Ele é a fonte e a súmula de toda a excelência, e o seu coração estará sendo atraído para o Senhor, a sua mente estará se apegando a Ele, a sua alma estará encontrando Nele a sua alegria e satisfação, e você estará realmente, se beneficiando com as Escrituras.

Nenhum comentário: