domingo, 29 de julho de 2012

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO (1)



 Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3
Prezado leitor, desejo as mais preciosas bênção do Senhor ao dar mais um passo na apresentação do santo evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, crendo que o Evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê. E o objetivo mensagens diárias é entregar a comida certa para o pecador faminto; entregar a água pura e cristalina, sem nenhuma contaminação de heresias, para o pecador que se acha com sede espiritual.
  A partir de hoje, nossos olhos fixam nesse verso de Hebreus 2:3, na primeira parte dele. O Espírito Santo fala através do anônimo escritor dessa tão preciosa conta aos Hebreus:  Estou plenamente certo de que o Espírito Santo me dará capacidade para esclarecer às mentes dos ouvintes essa tão solene advertência. Peço que o amigo se desprenda de todo preconceito, de toda vaidade, para pôr o seu coração neste verso. Quando há vaidade e arrogância significa que a porta está fechada para o Espírito Santo.         Se tu tens trancado a porta de teu coração, recusando ouvir aquilo que o Espírito Santo almeja falar através da palavra, é fato que Satanás, o ladrão e salteador já entrou pela janela. O Espírito Santo vai à porta; Satanás salta pela janela. Então, meu amigo, é melhor prevenir o teu coração; saiba que Deus quer falar ali, aos teus ouvidos espirituais. Vem examinar aquilo que a palavra diz; deixa que teus olhos pousem sobre as sagradas letras, elas são dadas por Deus para dar-te sabedoria e te conduzir ao caminho certo. “Bem-aventurado o que ouve…”. Esse é o princípio de Deus para o pecador.
Então, é nesse espírito de humildade e dependência que Deus se dirige para levar ao pecador suas riquezas espirituais. O verso de Hebreus 2:3 diz: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?”. Quero iniciar as mensagens neste verso, primeiramente mostrando que é uma seríssima advertência. Deus está apontando a salvação que Ele providenciou através de Seu Filho bendito, e afirma que essa salvação é sumamente grandiosa; aponta essa salvação ao pecador e pergunta: Como tu vais escapar se negligenciares? Que tu meu amigo, possas ver a tua real situação diante dessa pergunta tão oportuna, para que tu saibas se estás pisando em terreno sólido onde a tua fé acha perfeito repouso, ou tu ainda te encontras na região da sombra da morte, procurando um pequeno raio de luz a fim de descobrir o caminho certo, onde convém andar.
Quero iniciar uma série de mensagens neste verso, e para isso devo iniciar do fim do verso para o começo dele. Primeiramente veremos o que significa essa tão grande salvação. É algo sério, é tão sério que Deus afirma que se tu negligenciares; não importar com isso, não poderás escapar. É um aviso urgente; é como se Deus tivesse tocando a trombeta de alarme; é como se o inimigo estivesse pronto para atacar, e houvesse um meio de escapar. Posso me lembrar muito bem, em fevereiro de 74, quando o prédio Joelma (na cidade de São Paulo) pegou fogo. Aquelas pobres criaturas lá no último andar buscando socorro; buscando um meio de escapar. Donde viria o socorro? Ah, quantos morreram! Meu amigo, o homem é seriamente advertido por Deus. O Senhor lhe mostra a porta de escape; um meio de Ele ser resgatado; um meio de ficar livre da condenação eterna; um meio de escapar do juízo é que a bondade de Deus vem te advertir.
Não é o homem que adverte, aliás, pobres pecadores! Pobres seres humanos! Estamos todos na mesma situação! “Em vão  é o socorro do homem”. Como é que podemos fazer da carne mortal o nosso braço? Ah! Meu amigo, vê que tudo tu recebes do Alto! “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto”. Se tu dependes do Alto para receberes a provisão espiritual homem será o teu benfeitor? Maldito o homem que confia no homem. Mas se o Senhor, em Sua misericórdia está nos advertindo, consideremos, pois, essa bondade de Deus. Saiba, também que Deus não está te advertindo por mim. Eu sou apenas alguém cuja boca, Deus está usando para proferir Seu recado. Deus registrou em Sua Bendita palavra justamente aquilo que precisávamos ouvir.
Ah! Que prazer eu tenho em abrir esse livro santo para usá-lo em pregar todo conselho de Deus! Ai de ti, se tu não deres ouvidos à palavra escrita. Ai de ti se tu desprezas os escritos inspirados! Saiba que Deus registrou aquilo que Ele falou através de seus santos profetas, para que tu tivesses em mãos um documento eterno. É o documento celestial. Paulo diz: “Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação”. Escrevendo a Timóteo, Paulo diz: Tu permaneces naquilo que aprendestes das sagradas letras. Então, meu amigo, ou tu estás com o coração aberto para a verdade revelada, ou tu estás com o teu coração endurecido. Satanás não perde tempo. Ele tem terrível medo da Palavra, e sua incessante luta é para tirar do coração a semente santa que cai ali.
Ao abrires em Hebreus 2:3, fixa teus olhos ali; põe teu coração ancorado ali, e não permita que o navio de tua vida seja desamarrado, e assim ser levado pelas correntes do engano. É ligado nessa energia santa, que o Espírito comunica a verdade ao teu coração. Vou falar-te acerca das boas novas. É o evangelho santo. A mensagem é doce para aquela alma que sente fome de Deus; sente o fardo do pecado, e não vê culpa em ninguém mais, somente em si. O evangelho mostra a doce história do amor de Deus em providenciar o resgate para o perdido, mas mostra o terror da ira de Deus; do perigo grande e grave para a alma que se descuidar não ouvindo e crendo.
Meu amigo, é isto o que te ofereço em minha pregação e o produto está à disposição; é para aquele que almeja ouvir. O que mais vou pregar? Vou te apresentar recursos materiais? A tua alma não precisa disso! O que adianta te falar: “Descansa, come, bebe, folga?”. Esta noite pode ser que pedirão a tua alma, e o que tens em depósito, para quem será? Pretendo permanecer fiel ao encargo recebido, pois tu precisas saber de tua situação. Como tu escaparás se negligenciares tão grande salvação? Pode ser que nesta noite uma alma seja alertada, acordada, despertada de entre os mortos. Ó, que tal alma chegue ao Sumo-pontífice celestial, aquele que com o seu próprio sangue conquistou na cruz o resgate para o pecador. Ele é a tão grande salvação.

Nenhum comentário: