quinta-feira, 12 de julho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (30)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
         O HOMEM EM RELAÇÃO AO SEU PRÓXIMO - AMOROSO:          “...que ames         a              misericórdia...”
         Prezado leitor estamos considerando essa profunda frase de Miquéias 6:8: “...que ames a misericórdia...”, vendo que isso acontece quando o evangelho opera a salvação no coração. Ninguém pode afirmar ser crente sem que tenha conhecido na prática o que realmente significa misericórdia. Já pudemos ver que é dever do crente revestir-se de um viver assim, a fim de ser útil na igreja e na sociedade enquanto aqui viver. Um viver separado exclusivamente para Deus é o caminho normal de um homem com um coração revestido da compaixão de Deus. A santidade é a luz que brilha no crente, que faz a diferença neste mundo e que glorificará o Senhor no meio de uma sociedade corrompida e perversa.
         Avancemos um pouco mais. Digo e afirmo que somente homens e mulheres que um dia conheceram a misericórdia salvadora de Deus podem orar e interceder em favor dos homens. Moisés pode interceder em favor do povo de Deus, porque sabia bem que aquele Deus em fúria e ardente ira era um Deus riquíssimo em misericórdia. Para Moisés, se o Senhor era o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó e também seu Deus, certamente poderia conquistar Seu favor e graça. Afinal, Abraão, Isaque, Jacó e Moisés não eram melhores do que aquele povo que havia provocado a ira de Deus ao fazer o bezerro de ouro e adorá-lo, com alta traição e terrível blasfêmia contra o maravilhoso Senhor. Por essa razão que Moisés se interpôs entre Deus e o povo. Estava disposto a morrer em favor daquele povo ingrato e rebelde, porque sabia bem que todos os atos do Senhor em favor de Israel foram mobilizados por Sua misericórdia (Êxodo 32).
         Homens e mulheres cheios de misericórdia são capazes de orar e oram sem cessar. Para eles o mundo inteiro é motivo de suas orações e súplicas. São eles que conseguem se colocar perante o trono de misericórdia e levam em seus ombros os pecadores perante Deus. Para eles o trono agora é de misericórdia! Estão certos que a raça humana será punida pelos seus pecados; sabem e não ignoram a realidade do inferno, mas seguram firmemente nas pontas do altar com uma mão e com a outra conseguem segurar os pecadores. Estão certos que se postam perante o Salvador e que a salvação é tarefa soberana: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia...”, por essa razão focalizam a imensidão da graça, almejando a salvação eterna de todos.
         É no fundamento da misericórdia que o mundo rui com sua fama e conforto para os salvos, por isso é que eles estão consagrados para o serviço do Senhor em levar as boas novas. Milhares deixam seus pais, amigos, bens, etc. morrendo para essas coisas, a fim de irem aos lugares ermos longínquos e anunciar o evangelho. Tudo o que têm é consagrado em favor dos perdidos. A visão cheia de misericórdia não vê esperança aqui; não busca recursos mundanos. Homens cheios da compaixão de Deus conseguem penetrar na Nova Jerusalém e obter os tesouros eternos em favor dos homens.
         Enfim, os verdadeiros heróis são esses elementos santos, a nova criação de Deus. Que provisão gloriosa de Deus para o mundo! Estão no mundo, mas não são do mundo! Estão envolvidos na guerra, não contra os homens, mas sim contra os poderes invisíveis do mal! A visão deles contempla tudo à luz da Palavra.
         Toda essa história teve início em Deus:         Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou” (Efésios 2:3). Quando os braços de misericórdia envolvem pecadores, atraindo-os ao Seu perdão e amor, então o mundo passa a ter mais elementos diferentes para contar aqui o que Deus fez e faz pelos pecadores.

        





Nenhum comentário: