sexta-feira, 20 de julho de 2012

O NOVO HOMEM EM CRISTO (36)



Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”
O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS -   PIEDOSO: “...e andes humildemente com teu Deus”
         Caro leitor vamos juntos desvendar essas maravilhas achadas nas lojas da graça. Andar com Deus é milagre; andar com Deus é privilégio para esta vida e bem-aventurança para a eternidade. A lei proclama que é uma decisão impossível a ser tomada pela natureza carnal e corrompida. Significa, então que é Deus quem chama o homem, e o faz por Sua compaixão. Significa que é o maior e mais glorioso privilégio dado aos homens; que é sinal de pleno triunfo da graça contra as trevas; de plena derrota deste mundo, porquanto homens e mulheres são retirados de lá mediante a força do Senhor, a fim de se tornarem cidadãos diferentes, peregrinos e forasteiros neste mundo e herdeiros de Deus.
         Então, andar com Deus é ser piedoso no viver; é um viver contrito na santa dependência do Senhor; é conhecer Sua misericórdia salvadora no íntimo; é a humildade de saber que é o que pela força da graça. Ó quanto precisamos de homens assim! Como faltam homens piedosos em nossos dias! (Salmo 12:1). Como o evangelho moderno tem produzido caricaturas e não reais e sinceros homens que andam com Deus! Essa situação tão calamitosa indica que há falha no evangelho, que adicionaram algo a mais na água pura e cristalina.
         Mas, o fato é que o evangelho verdadeiro produz homens e mulheres conforme os padrões da graça. Quando Deus chama o serviço Dele é perfeito e completo. Quando homens andam com Deus, corta-se imediatamente a aliança com o mundo. Andar com Deus não significa perfeição, mas sim santa humilhação e dependência Dele, justamente porque aqueles que andam com Deus estão conscientes que necessitam de Sua força para andar por este mundo aterrador. Andar com Deus implica em estar em paz com Ele mediante o sangue da cruz. Os santos do Senhor estão firmados na aliança feita pelo sangue; viram a porta da justiça aberta e entraram por ela em louvor e gratidão:Abre-me as portas da justiça, para que eu entre por elas e dê graças ao Senhor. Esta é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão” (Salmo 118:19,20).
         Trago meus argumentos de uma maneira mais prática. Andar com Deus implica em guerra contra a carne. Andar com Deus não tem lugar para farisaísmo; é impossível para as falcatruas religiosas, para meras aparências. Não é algo sentimental mobilizado pelas chamas passageiras das emoções carnais. Andar com Deus faz o homem sentir sua própria miséria que carrega na carne; vê as paixões vindo sobre si como turbilhão do inferno (Salmo 18:4), por essa razão empunha constantemente as armas da Palavra; sua língua passa a ser uma espada aguda e afiada na luta contra o mal, a fim de desferir constantemente contra as vis concupiscência em forma de confissão.
         Andar com Deus implica em andar só, sentindo o desamparo de tudo. O homem que anda com Deus vê toda arrogância carnal se esvaindo; vê toda essa aparência condenada ao fogo e destruição. Para o homem que anda com Deus o mundo realmente jaz no maligno e a morte constantemente ceifa as almas para o estômago faminto do inferno. Andar com Deus significa trilhar as alturas de uma comunhão que está acima de toda cultura, riqueza e poderio, porque não há nada aqui que possa explicar esse insondável mistério.
         Caro leitor veja o que o Filho de Deus conquistou para pobres pecadores no triunfo da cruz! Veja como Ele escancarou a porta da justiça perfeita, para que homens e mulheres entrem pela porta da salvação! Veja como essa porta está aberta agora! Isso significa que homens e mulheres humilhados podem sair da miséria, dessa situação caótica de condenação onde o pecado lhes deixou! Eis o convite da graça! Eis o braço de misericórdia estendido aos perdidos!

Nenhum comentário: