terça-feira, 16 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (8)


“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

ACHANDO REFÚGIO NESSE NOME: “...no qual o justo se acolhe e está seguro”

        Quantas vezes temos que admitir e confessar nossos fracassos, justamente porque não recorremos a esse lugar forte! Eu mesmo posso dizer que enfrentei muitos dissabores por não buscar refúgio no Senhor. Mas posso trazer o argumento seguinte:

Nem sempre a segurança parece que será sustentável, até que a fé conquiste em luta e angústia. Davi foi quase apedrejado pelos seus próprios soldados, quando todos viram Ziclague saqueada e suas famílias levadas. Quando o desespero quase envolveu, trazendo-lhe a morte, eis que a fé surgiu para buscar resposta em Deus. A fé consegue ver que Deus mantêm aquela portinhola aberta para escape e foi assim que Davi escapou e trouxe triunfo e alegria, com todos seus homens tendo suas famílias de volta, na derrota completa de todos os inimigos (1 Samuel 30).

        Às vezes, muitos crentes contam com o escape vindo das ternas compaixões de Deus. No caso de Josafá, nem foi sua fé, pois quase seria atravessado por uma flechada, caso o Senhor não entrasse em ação, a fim de socorrer Seu servo. Nem podemos imaginar como muitas vezes, sem que percebamos, Deus usa circunstâncias bem adversas, para nos empurrar para o lugar forte. Quantas vezes os crentes não percebem que escaparam da morte, dos perigos ou mesmo de uma queda moral. O que nós somos neste mundo? Nada! Não fosse a mão poderosa do Senhor seríamos simplesmente fritados neste mundo, tão cheio de perversidade e de agentes invisíveis que querem nos destruir. Muitas vezes não entendemos o quanto a Torre forte nos puxa para o lugar seguro e nos mantém ali humilhados pelo resto da vida. Davi nunca mais foi o mesmo, em termos de batalha e justiça, após sua queda com Bate-Seba.

        Às vezes o Senhor nos priva de determinadas bênçãos terrenas, tão buscadas por nós, e nos coloca ocultos Nele, sem que saibamos que Sua decisão foi perfeita para nosso bem. A graça Dele foi suficiente para Paulo, e o apóstolo entendeu o quanto Sua fraqueza era um tipo de “caixa vazia”, a fim de que Deus pudesse encher dos valores absolutos e fortes da graça: “Quando sou fraco, então sou forte”. Podemos entender isso? Sim! Onde? No lugar chamado “Torre forte”.

        Muitas vezes o acolhimento é entendido sem que a mente humana possa compreender. A “Torre forte” é incompreendida para o mundo, porque o mundo desconhece o lugar onde somente os santos vão. O que Deus faz é deixar o mundo perplexo com Seus atos poderosos. Ele guardou os três amigos de Daniel na “Torre forte”, dentro de uma fornalha e foi Torre forte para Daniel num lugar improvável, a cova cheia de leões famintos. Podemos entender isso? Sim. A fé entende e glorifica Deus. Muitas vezes a “Torre forte” é o lugar de acolhida para recepções eternas. Quantos santos de Deus estão morrendo com a pandemia da covid ultimamente! Quando os lutos acontecem com os santos neste mundo é porque eles acharam o abrigo seguro para sempre. A subida para o Monte Sião é a decisão de Deus para recepcionar os Seus amados. Partir para estar com Cristo é infinitamente melhor, mesmo que aqui ficaram os prantos, a dor e saudades.


Nenhum comentário: