terça-feira, 23 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (11 de 11)


“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

OS QUE CORREM PARA ESSA TORRE FORTE:        “Na qual o      justo se acolhe...”

        Voltando ao texto, vemos que os justos correm para lá porque há justiça na torre forte. Que lição memorável! Os justos amam a justiça. Ora, quem não tem essa noção de que há total diferença entre este sistema mundano e o modo de vida do crente em Cristo, na realidade não entendeu o que significa justiça. Com tristeza vemos o quanto a mensagem moderno é destituída desse elemento importantíssimo que é a justiça. Se os trapos de imundície não forem arrancados do homem, a fim de que ele veja sua própria vergonha perante Deus, então é sinal que os homens vão pular, dançar e festejar suas vidas religiosas perante seus ídolos, achando que Deus está satisfeito com eles.

        Vida cristã é justiça e é justamente por causa desse fato que os crentes sofrem tremenda oposição do mundo: “E sereis perseguidos por causa da justiça”. Em Mateus, no Sermão do Monte o Senhor diz: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça”. O mundo mostra o espetáculo da injustiça, em todos os aspectos do viver humano aqui. Note bem que os crentes fazem a diferença porque eles carregam a justiça de Cristo neles. Essa “veste branca” reveste o crente e mostra que Cristo habita nele, por isso a reação do mundo é de perseguição. Nem sempre é a perseguição sangrenta, mas há uma perseguição de oposição, de desprezo, zombaria e escárnio contra a fé. É por essa razão que os crentes encontram refúgio na “Torre forte”- o nome do Senhor.

        É nesse lugar forte que os justos se acolhem em oração, mas não em meras repetições, como costumamos ver. Eles se refugiam em Cristo, pois o mundo quer derruba-los, afastando-os da santidade e pureza de vida. O mundo não somente desconhece a justiça do céu, como também desdenha dela, porque a vida do justo fere a consciência deles. Eles não querem ser descobertos em seus pecados, suas tramas, traições e idolatrias, por essa razão fazem tudo para que o crente venha a cair. Onde os salvos vão achar refúgio? Eles imediatamente encontram Naquele que os salvou.

        Mas tem uma lição a mais que emana do texto. Os homens ímpios, convictos de seus pecados e arrependidos correm para lá à busca dessa justiça. Quando Deus traz convicção de pecado aos homens, imediatamente eles querem buscar refúgio para suas almas. Eles percebem que vão morrer e que carecem do Salvador, a fim de escapar. Lembremos de Joabe, o capitão do exército de Israel, no reinado de Davi. Joabe mostrou ser um homem perigoso, covarde e assassino, por essa razão, devido os atos homicidas dele, Salomão ordenou sua morte. Sabendo que iria realmente morrer, para onde Joabe fugiu? Ele correu para o Tabernáculo e pegou nas pontas do altar. Ele foi para o altar de holocausto, como que pedindo misericórdia de Deus. Foi um ato de sabedoria da parte de Joabe. Ele não pediu compaixão de Salomão, mas sim de Deus, pois queria escapar da condenação de sua alma.

        Amigo, você que ainda não se converteu a Cristo para sua salvação, corra agora para abrigar-se neste nome, a fim de escapar da ira vindoura. Ninguém pode escapar da morte física, mas da morte eterna Cristo dar completa salvação e plena certeza de salvação.


Nenhum comentário: