terça-feira, 9 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (4)


“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

A GRANDEZA DESSE NOME: “Torre forte é...”

        Outro detalhe visto no texto é que o Espírito de Deus põe o “nome” no singular e a razão é que nesse “Nome” se acham todos os perfeitos, maravilhosos e necessários nomes. É por essa razão que usamos o Nome do Senhor em tudo. Os apóstolos desafiavam enfermidades e o poder da morte na autoridade desse nome: “Em nome de Jesus”. É claro que falsos mestres brincam com o poderio do nome do Senhor hoje, a fim de dar impressão de autoridade e arrancar os bens do povo.

        Devemos saber que o Senhor tem nomes para tudo o que seu povo precisa e no texto vemos que Seu nome representa para os salvos a Torre forte. Nesse caso, o justo busca abrigo e segurança contra as investidas de satanás e os ataques sutis do pecado e do mundo. É seguro nessa poderosa “Torre” que os crentes se acham plenamente seguros em sua salvação: “Sim guardado pela fé em meu Jesus” (parte da letra de um antigo hino do cantor cristão). Onde poderemos nos refugiar dos poderosos ataques do diabo, o qual quer a todo instante nos destruir?

        Como podem ovelhas frágeis como somos nós suportar as pressões de um mundo vil, liderado pelo poderoso pai da mentira? Não é correndo pela fé para esse lugar de abrigo? Sabemos que estamos expostos fisicamente, mas a fé se sente seguro e ordena a nossa alma a confiar nas santas promessas. Foi assim que santos homens e mulheres crentes encararam o mundo com suas hostes ferozes em momentos terríveis. Mesmo enfrentando perigos, dores e atrozes perseguições, eles se sentiram amparados nesse nome e isso é algo que o mundo não consegue explicar. O mundo chega até nós para atingir nossa parte externa, mas não pode entrar na “Torre forte”. Tudo por fora pode ser abalado e nós sentimos isso: “Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti”. Será pura arrogância dizer que o salvo não sente o pavor que vem nos assolar. Mas a diferença está no fato que a fé encontra o abrigo certo no momento certo.

        Ora, é impossível dar nome a Deus. Os nomes que Ele recebe refletem o que Ele é em relação aos homens. O grande EU SOU é tudo o que os simples e perseguidos santos de Deus precisam e Seu nome reflete Sua glória em tudo. Como o mundo entenderá isso? Não há diabo, demônios, mundo, morte e inferno que possam destruir os santos de Deus. O máximo que eles podem fazer é abalar o que abalável, mas isso faz parte dos planos eternos e nisso os inimigos são exímios artistas. A espada de Herodes atravessou o frágil corpo de Tiago (Atos 12), mas não cortou sua alma. Os santos não estão marcados para o inferno, mas sim para o céu, por isso os inimigos surgem para tirar os defeitos externos que os santos carregam e mesmo que a morte não chegue, eles vão produzir mais fruto.

        Outro detalhe que o texto nos mostra é que o nome do Senhor envolve tudo o que significa salvação. Sempre pensamos em salvação do inferno e que o Senhor nos livrou da penalidade eterna e da ira de Deus. Mas isso é apenas uma parte da tão grande salvação. Nem sequer podemos imaginar a grandeza do trabalho do nosso Deus em favor do Seu povo dia após dia, a fim de dar a eles o conforto, livramento e confiança na jornada rumo ao lar eterno. Por esse fato caro irmão, prossiga firme, ainda não chegamos lá.

Nenhum comentário: