sexta-feira, 12 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (7)


“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

ACHANDO REFÚGIO NESSE NOME: “...no qual o justo se acolhe e está seguro”

        Aquilo que é loucura para o mundo é suprema grandeza para os salvos. A vida é entendida na base daquilo que vejo e entendo e tudo isso é transferido para nossas emoções e atos. O mundo vive do que é visível e toda sua atividade está envolvida nisso, por essa razão um verso como esse de Provérbios 18:10 não terá qualquer valor; para o mundo tudo isso não passa de loucura e perda de tempo, porque não trará qualquer benefício terreno. Mas é diferente para o crente, porque os salvos passaram a ver; passaram a ter a visão espiritual, a fim de enxergar o que antes jamais viram. Lembremos bem que as coisas de Deus são invisíveis, mas a fé vê o invisível (Hebreus 11).

        Eis as ações da fé quando encontra um ensino como esse, porquanto a fé encontra o abrigo certo e todo seu ser é encorajado a aceitar, inclusive o corpo. Tenho falado muitas vezes sobre o quanto a fé verdadeira age, enfrentando o que parece ser impossível. Sempre vou reiterar esse mesmo assunto, porque o que chamam de cristianismo hoje não passa de ser um movimento levado pelas emoções. É comum hoje ver como até mesmo a bíblia é usada para cimentar um caminho mais fácil para a jornada sentimentalista dos homens. A verdade é que a palavra de Deus tem sido abandonada e isso é completa falácia. Mas a fé verdadeira ama a palavra e vive da palavra. A fé usa os pensamentos e as emoções, mas ela canaliza tudo pela verdade revelada e segue tal caminho.

        Assim vemos a vitoriosa fé celebrando grandes conquistas; assim os santos prosseguem, vencendo dissabores e obstáculos, achando refúgio no Deus da bíblia. A fé é adoradora: “Bendize, ó minha alma ao Senhor!” (Salmo 103:1). A fé quanto mais alimentada da verdade for, mais forte ela fica para prosseguir; ela tem pés para correr quando precisa, tem calma para andar sob o comando da verdade e expõe suas asas quando precisa voar acima de tudo que aqui parece ser impossível. Não aprendemos isso com os grandes heróis da fé? Claro! No caminho da fé ela não se opõe ao sofrimento, ela segue em obediência, porque sabe que tudo resultará em louvor a Deus e felicidade no viver. Não foi assim com Ana? Ela não considerou a vergonha de ser estéril, pois pela fé considerou Deus seu refúgio e Torre forte, por isso não se amedrontou. Ela não buscou ter um filho somente pelo prazer em ser mãe, mas aproveitou a situação para honrar o Senhor em Suas obras milagrosas (1 Samuel 1).

        A fé se refugia na Torre forte sim, mas é dali que ela assume o compromisso de viver, sob o comando de um Deus que tudo pode. A fé se esconde no Senhor e nele vive embasada de uma ousadia descomunal. Para Davi parecia que tudo estava desmoronando, assim que chegou em Ziclague e viu que os amalequitas tinham posto fogo em tudo e levado mulheres, filhos e bens. Mas a fé se ergueu para buscar socorro do Senhor e foi assim que destruíram os inimigos e trouxeram os despojos deles, além das famílias completas. “Refúgio Cristo sempre dá, refúgio sim de todo mal. Quem Nele crê escapará de tudo quanto é inferna!”


Nenhum comentário: