quinta-feira, 25 de março de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (2)


“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” Salmo 32:3,4

 INTRODUÇÃO:

        Preciso gastar mais uma página na introdução, porque o assunto requer que olhemos o tema do ponto de vista deste mundo. Estamos vivenciando a época mais pervertida (pelos menos neste presente século). Tudo hoje opera para que todos busquem felicidade fora das Escrituras, tanto no aspecto social, como individual. Por que isso? A razão é que o mundo moderno está bem equipado com tudo o que parece trazer felicidade aos homens. A ciência tem trabalhado de tal maneira que os cientistas têm afirmado que não precisam de Deus; que eles têm tudo para tornar o mundo um lugar feliz, sem qualquer sanção religiosa. Além disso, tudo tem sido feito para que as leis de Deus sejam postas fora e a liberdade em todos os aspectos seja experimentadas por todos sem exceção. Ora, tudo isso é visto, especialmente por aqueles que seriamente ministram a palavra de Deus.

        A ciência e religiões deste mundo tentam explicar as razões que ocasionam a infelicidade no homem. Segundo a concepção secular, a infelicidade é causada por vários e inúmeros fatores, entre eles:

1.     a ausência de recursos materiais. Para o mundo os homens sofrem devido a ausência daqueles recursos que podem lhes fornecer conforto e bem-estar. Todos querem ter casa, carro, boa condição financeira, etc. e essas coisas em si mesmas não são ilícitas. Muitas vezes ocorreram na história da raça humana períodos de prosperidades em várias nações. Mas a verdade é que essas coisas passam pela correnteza do tempo e são levadas, trazendo a seguir períodos de tristezas e terríveis dificuldades. Tudo deste mundo carrega um imenso vácuo de decepção e tristeza.

2.     Ausência de conhecimento, ou cultura. Muitos acham que a cultura e muito conhecimento podem trazer felicidade. Mas a verdade prevalece, dizendo que nada disso satisfaz a alma. Foi isso que Moisés viu no Egito, quando examinou o luxo e cultura passageiros dos reis e a glória eterna que Deus tinha para Seu povo. No livro dos Salmos está cheio desses ensinos, de que para Deus a cultura de nada tem qualquer valor, se não for usada para a glória de Deus.

3.     Ausência de conhecimento acerca de si mesmo. Outros também acham que quanto mais conhecerem a si mesmo serão felizes. O problema é que satanás se aproveita disso e traz perigosas respostas nas seitas originadas de fragmentos espíritas. Essas ciências religiosas, muitas que pareciam descansadas no pó, simplesmente ressurgiram e estão ganhando proeminência em nossos dias, dando sentido de felicidade a milhares de pessoas.

4.     Solidão ou falta de amor. Certamente a solidão e ausência de amor têm marcado muitos com um viver cheio de tristezas. Muitos pensam que um casamento trará felicidade, mas logo percebem o quanto tal pensamento é enganoso. O número de divórcio hoje é grande, mostrando assim que casamento não traz a felicidade. Podemos ver que todas essas conclusões são fundamentas na psicologia e vistas no aspecto externo do homem. Os homens no mundo sempre estão se afundando em suas buscas por aquilo que eles pensam que satisfaz a alma. Assim espero ter preparado o suficiente para entrar nos pormenores do texto acima. Precisamos ouvir a voz do Senhor e é maravilhoso quando vemos o quanto Ele quer nosso bem; quer que sejamos felizes no mundo. Toda provisão foi feita em Cristo para o bem eterno da alma.


Nenhum comentário: