sexta-feira, 19 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (10 de 11)


“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

OS QUE CORREM PARA ESSA TORRE FORTE:        “Na qual o justo se acolhe...”

        Finalmente, vemos que o texto é categórico ao afirmar que a “Torre forte” é o lugar onde o justo se acolhe. Por que o justo se acolhe nesse Nome que é refúgio? Sem dúvida devemos examinar essas verdades, porque todos os convertidos precisam saber dessa verdade e exercer a fé em buscar esse santíssimo lugar. A primeira lição é que foi nesse nome que eles acharam abrigo para suas almas antes condenada. Foi exatamente o que Pedro disse aos crentes em sua segunda carta: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”.

        Não é uma lição memorável? Ali estava o grande Pedro, o qual foi chamado para ter a posição de apóstolo; o qual teve o privilégio, com Tiago e João de presenciar o Senhor na transfiguração. Toda essa dimensão de privilégio poderia  mexer em seu coração, para que naturalmente ele se achasse como sendo o primeiro Papa. Mas não! Pedro afirma que, juntamente com todos os crentes ele foi beneficiado na justiça do Salvador. No tocante à salvação não há qualquer diferença entre os salvos, pois todos foram trajados com vestes brancas da justiça de Cristo e todos igualmente foram salvos e pertencem a Cristo para sempre.

        Mas, o nome que nos faz amar o Senhor é contínuo lugar de refúgio, por isso satanás não nos toca. Uma razão é que aprouve o Senhor nos identificar com o Senhor, nos esconder, ocultar Nele: “Se alguém está em Cristo...”. Eis o que a salvação perfeita fez. Não há qualquer perigo que arrancar o  crente dessa sempiterna posição. Além disso, pela fé os santos têm o privilégio de terem a habitação de Cristo neles, o que faz deles impressionantes vencedores. Pela fé eles tomam diariamente a Palavra e põem-na como arma poderosa, guardada em seus corações, tendo em mente derrotar o pecado, algo estranho para este mundo escravizado em suas paixões.

        Também, é nesse nome que os santos encontram o socorro presente nos momentos das angústias (Salmo 46:1). Qual o santo que nunca passou por momentos  quando eles olham para todos os lados, sem ver qualquer esperança? Notemos bem o quanto a graça está presente como nossa contínua professora, pois na escuridão das cavernas a graça aponta a luminosidade  de escape. É claro que não vem sem o custo das orações. Se não fossem as lutas desta vida não conheceríamos o que significa súplica, petição e intercessão; seríamos meros religiosos fazendo orações rotineiras. A escuridão amedrontadora faz com que corramos para nosso refúgio secreto, pois perto está o Senhor de todos os que O invocam. Cuidemos, pois neste mundo secularista, tudo é feito para que confiemos em nosso braço, achando que somos fortes e que não precisamos do Senhor. O evangelho tão frágil pregado em nossos dias tem feito crentes-descrentes. Cuidemos com o espírito deste presente século perverso! Lembremos bem que não passamos de meros vermes entre poderosos inimigos. Corramos para buscar refúgio nesse nome que é “Torre forte”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: