quarta-feira, 10 de março de 2021

“CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR” (5)

             

“Torre forte é o nome do Senhor, no qual o justo se acolhe e está seguro”  (PROVÉRBIOS 18:10)

CONHECENDO ESSE NOME: “Torre forte é o nome do    Senhor...”

        Examinemos agora o nome do Senhor de uma forma mais profunda, a fim de envolver nossas almas nesse santo lugar de segurança a todo momento. Vivemos em dias quando o sistema evangélico promove mais festas, superstições e emocionalismo do que realmente o viver pela fé, conforme o padrão da palavra de Deus e conforme sempre viveram e vivem os santos do Senhor. Só nos apressaremos em buscar o lugar de refúgio se realmente entendermos o que significa este mundo e seus perigos tão envolventes que tanto ameaçam nossa fé. Para muitos hoje ser crente é obter um ingresso para entrar no céu, guardar esse ingresso numa bolsa chamada “declaração de fé” e partir para aproveitar o mundo. Mas nunca os santos de Deus entenderam a vida cristã assim, porque seus corações eram cheios de santo temor e de disposição para enfrentar a terrível oposição neste mundo.

        Notemos como o Senhor sempre se apresentou como o lugar de refúgio. Vemos isso em todos os 4 evangelhos, porque o bom Pastor sempre viu seus discípulos como ovelhas, precisando de Sua presença e promessa. Ele, com amor repreendia a falta de fé, mas sempre estava por perto e amparando seus servos. Aparece essas verdades especialmente em João, a partir do capítulo 12, indo até o capítulo 17. Nosso Senhor estava perto de entrar sozinho no jardim do Getsêmani e depois partir para ser crucificado, mas antes disso revestiu Seus discípulos de promessas, conforto, exortando a confiar Nele: “Credes em Deus, crede também em mim”. Sua divindade aparece no fato que Ele exaltou Seu nome perante os discípulos; não foi um mero profeta, falando em nome de Jeová, mas sim o próprio Jesus, Deus conosco que estava na companhia dos seus atemorizados servos.

        Seus discípulos sempre viram essa verdade nesse nome. Nota-se isso a partir do dia de Pentecostes quando os receberam o Espírito Santo desceu para habitar permanentemente neles. Quanta ousadia envolveu o coração daqueles homens, numa confiança destemida no seu Senhor! Homens como Pedro se levantaram para pregar em nome do Senhor ressuscitado, desafiando a liderança religiosa, hipócrita e assassina, e enfrentando a própria morte. Tudo isso mostra como aqueles homens, bem como todos os que iam sendo salvos se sentiam seguros nessa “Torre forte” – o nome do Senhor. Outro detalhe aparece na ousadia como eles oravam, pedindo poder e graça para pregar o santo nome do Senhor; como a igreja orou fervorosamente pela libertação de Pedro na prisão (Atos 12) e como a conversão de Saulo de Tarso mostrou a dinâmica fé de um homem disposto a enfrentar tudo numa inaudita confiança em Deus.

        Outra verdade que sobressai em toda bíblia, especialmente nos salmos é a confissão dos sinceros crentes, como eles manifestaram sua confiança em Deus. Olhemos a vida de Deus, como o Salmo 22 expressa sua incrível dependência de Deus para suas atividades de guerra e como foi que Deus o concedeu livramentos impressionantes. O mundo não consegue ver nem explicar o quanto o nome do Senhor é, de fato uma poderosa “Torre”. Somos convocados a correr continuamente para esse lugar e ali o repouso e segurança que tanto nossas almas precisam.


Nenhum comentário: