quarta-feira, 24 de março de 2021

A CAUSA DA INFELICIDADE NO HOMEM (1)

 

                        

“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” Salmo 32:3,4

 INTRODUÇÃO:

        Amado leitor, já pude dar uma exposição breve sobre os versos anteriores deste Salmo, onde pudemos ver onde está a fonte da felicidade. Sinto-me tão incapaz de investigar a profundidade desse Salmo, a fim de ajudar os que desejam compreender melhor, mas eu estou certo que outros expositores farão com muito mais clareza e profundidade do que eu possa fazer. Mesmo assim não posso deixar de dar minha contribuição, pela graça, pois o texto inspirado é de beleza insondável da graça, de tal maneira que Paulo tomou os dois primeiros versos, a fim de adornar a doutrina da justificação pela fé, em Romanos 4.

        Ainda nessa parte introdutória, posso dizer que o Salmo 32 mostra o quanto a palavra de Deus é algo milagroso. Quem poderia nos fornecer esses 11 versos, se não fosse obra do Espírito Santo? Esses santos ensinos vêm mostrar nossa condição tão triste no pecado, nosso orgulho em achar que somos felizes convivendo com o pecado no íntimo, e ainda achar que podemos viver na maior felicidade na terra, andando sozinhos, sem Deus no mundo. Se não nos humilharmos diante de um Deus gracioso, ao contemplar esse Salmo, então significa que nosso orgulho se mantém de pé e pronto para seguir seu caminho de resoluta desobediência.

        Também, os 11 versos desse Salmo é um livro imenso em miniatura. Homens de Deus têm procurado falar, pregar e escrever sobre os assuntos que envolvem esse Salmo e eles sabem em santa humildade, que é impossível exaurir todas essas lições. Mas deixemos de lado nossa intenção de desvendar o impossível, porque nossa meta deve ser conhecer essas verdades, sermos envolvidos no íntimo por elas, mexer com nossa consciência perante Deus, nos levar à humildade santa e aprendermos a conhecer nosso Deus, a fim de andarmos com Ele. Não é nada fácil enfrentar um Salmo como esse. Gostamos de ouvir que “O Senhor é meu Pastor”, queremos receber lições que achamos que nos elevam, mas o fato é que não toleramos ouvir de nossos pecados e nossa corrupção interior.

        Mas eu vou um pouco mais longe, porque o Salmo não nos empurra para fora da estrada da graça. O Salmo 32 nos encanta em nos tirar da masmorra do pecado e nos elevar à glória da felicidade achada somente no Senhor. O Salmo trata da bem-aventurança experimentada pelos arrependidos e salvos. O Salmo 32 nos mostra o horror do pecado sim, mas nos eleva aos encantos da irresistível graça. O Salmo 32 nos convoca a andar com o mesmo Deus com quem Enoque, Noé, Abraão e outros milhões de santos andaram, porque viram que eram fracos e incapazes de viver e andar no mundo sem Ele.

        Finalizo esta página, a fim de afirmar que o Salmo 32 é tão oportuno em nossos dias, porque vivemos numa época carregada do individualismo secular. Tudo, no que concerne a uma vida cômoda, tendo o que precisa, materialmente falando, os homens modernos têm tido. Tudo hoje tem contribuído para que ninguém dê valor a um Salmo como este Salmo 32. É comum vê os homens passando por esse Salmo, a fim de buscar Salmos, segundo eles, mais interessantes e que elevam trazem benefícios espirituais. Os homens modernos querem extirpar a doutrina do pecado e a necessidade de um salvador. Eles querem curtir a vida presente aqui na terra e falar apenas de coisas positivas, por isso um Salmo como este não é bem-vindo. Mas a situação do homem é a mesma, eles são caídos em Adão e caminham para o castigo eterno, precisando assim de arrependimento e conversão.

Nenhum comentário: