quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

VIVENDO À LUZ DA RESSURREIÇÃO (9)


                
        “Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como orvalhos emergindo da aurora serão os teus jovens”
O CAMINHO DO CRENTE PARA A RESSURREIÇÃO
        Uma palavra de exortação vem em seguida, alertando os crentes a percorrer o caminho, sem, contudo carregar nenhum peso do mundo e da carne, a não ser o peso da cruz. É exatamente isso o que nos exorta Hebreus 12, para que nos livremos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Noutras palavras, desapeguemo-nos deste mundo; temos um caminho pela frente, temos o Modelo perfeito a ser seguido – o Autor e Consumador da nossa fé. Não permitamos que o mundo nos engorde com suas paixões e prazeres, pois aquilo que o mundo considera maravilhoso e fantástico, pode ser empecilho para nossa jornada rumo ao lar.
        Outro perigo que nos cerca, impedindo que vivamos à luz da ressurreição é o orgulho. Se tem algo a ser combatido com oração, súplica e contínua luta é a poderosa soberba, como disse Davi: “Também da soberba guarda teu servo...” (Salmo 19:13). O orgulho é o pai de toda iniquidade, especialmente daqueles pecados disfarçados. Pensamos que nossas quedas aparecem em pecados notoriamente grosseiros, sem saber que o mal aparece pintado e carregando pelas flores consigo. Estamos vivendo uma era extremamente perigosa no orgulho, pois o lema hoje é que “cada um deve fazer o que bem quiser”, e isso envolve a vida de homens e mulheres de toda idade. Esse é o espírito desta época corre sem freio para consequências drásticas. Os chamados crentes se sentem ofendidos, não parecem como ovelhas que seguem seu pastor e não buscam conselhos, porque já estão determinados a fazer o que querem fazer de forma obstinada. Como diz Paulo em exortação a Timóteo, que viria tempos difíceis de domar e o tempo realmente chegou.
        Ora, tudo isso vem nos instruir, para que combatamos o bom combate e lutemos pela ressurreição. É nessa constante luta que melhoramos nossa vida espiritual aqui e desfrutamos das riquezas eternas, sem mencionar o fato que seremos mais úteis neste mundo. O mundo só pode brilhar mediante a luz da ressurreição que aparece num viver santo dos crentes. Não esqueçamos que a igreja é a cidade edificada sobre o monte (Mateus 5). Quanto mais humildes formos, melhor; quanto mais apegados à palavra fiel, melhor para nós; quanto mais alimentarmos da verdade revelada, mais excelência teremos no viver; quanto mais encher nossos corações da esperança da glória, mais feliz e cheios de regozijos seremos. Noutras palavras, devemos ambicionar mais de Cristo.
        Que diferença bendita! Enquanto o mundo se alimenta de coisas passageiras, desfrutamos de coisas eternas! Corramos, portanto das ambições deste mundo, de suas ofertas tentadoras e contentemos com maravilhosas promessas. Subamos sempre ao Monte Sião em oração e adoração; cultivemos a arte de fazer pela fé contínuas viagens à Nova Jerusalém; saiamos sempre da comunhão mundana, para a comunhão santa e preciosa que os santos têm devido a posição em Cristo. Delícias eternas, riquezas eternas e bendita e perfeita posição esperam os salvos!

Nenhum comentário: