domingo, 1 de junho de 2014

A ENFERMIDADE (10)



 Um sermão de J. C. Ryle
         Se vós fosseis viver para sempre neste Mundo, não vos falaria, como o faço. Mas isso não pode ser. Não há forma de escapar da sorte comum de toda a humanidade. Ninguém pode morrer em nosso lugar. O dia virá quando cada um de nós deverá ir para o nosso lar permanente. Quero que vós estejais preparados para esse dia. O corpo que agora é o centro da vossa atenção, (o corpo que agora vestis, e alimentais, e aqueceis com tanto cuidado), esse corpo deve retornar novamente ao pó. Oh, pensai que tão terrível coisa seria no fim haveres provido para tudo, exceto para a única coisa necessária: haverdes provido para o corpo, mas terdes descuidado a alma; havereis de morrer, e não poderes, de fato, dar um sinal de serdes salvo! Uma vez mais apresento a minha pergunta à vossa consciência: "O que fareis quando estiveres doente?"
         (2) De seguida, ofereço um conselho a todos aqueles que sentis que o necessitais e quereis recebê-lo, a todos aqueles que ainda não estejam preparados para o vosso encontro com Deus. Esse conselho é breve e simples. Conhece o Senhor Jesus Cristo sem demora. Arrepende-te, Converter-te, voa para Cristo, e sê salvo.
         Ou possuis uma alma ou não a possuis. Certamente nunca negarás que a tens. Então, se tens uma alma, busca a salvação dessa alma. De todos os riscos do mundo, não há outro mais terrível que o do homem que vive sem estar preparado para seu encontro com Deus, e sem embargo, pospõe o arrependimento. Ou tens pecados ou não os tens. Se os tens, e quem se atreverá a negá-lo? Aparta-te desses pecados, termina com as tuas transgressões e afasta-te delas sem demora. Ou necessitas dum Salvador ou não necessitas Dele. Se O necessitas, voa para o teu único Salvador hoje mesmo, e clama-Lhe com força para que salve a tua alma. Pede-o imediatamente a Cristo. Busca-O mediante a fé. Entrega a tua alma para que Ele a guarde. Clama fortemente, implorando perdão e paz com Deus. Pede-Lhe que derrame o Espírito Santo sobre ti, e que te faça um cristão completo. Ele ouvir-te-á. Não importa o que tenhas sido, Ele não rejeitará a tua oração. Ele há dito: “e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)
         Tende cuidado por causa um cristianismo vago e indefinido. Não vos contenteis com uma esperança geral de que tudo está bem, porque vós pertenceis à igreja e, que tudo estará bem no fim, porque Deus é misericordioso. Não descanseis sem uma união pessoal com o próprio Cristo; não descanseis até que tenhais o testemunho do Espírito no vosso coração, de que fostes lavados, e santificados, e justificados, e que sois um com Cristo, e que Cristo está em vós. Não descanseis até que possais dizer com o Apóstolo: “Sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” (2Timóteo 1:12)
         A religião vaga e indefinida e indistinta pode funcionar muito bem em tempos nos quais se goza de saúde. Mas não funcionará no dia da enfermidade. Os membros de igreja, meramente formais, e superficiais, podem levar um homem através do Sol brilhante da juventude e da prosperidade. Mas deixará de funcionar inteiramente quando a morte esteja à vista. Nada servirá então, exceto uma união real de coração com Cristo. Cristo intercedendo por nós à mão direita do Pai; Cristo conhecido e crido como nosso Sacerdote, nosso Médico, nosso Amigo; unicamente Cristo pode tirar à morte o seu aguilhão e capacitar-nos para que enfrentemos a enfermidade sem nenhum temor. Unicamente Ele pode libertar os que por meio do temor estão em servidão. Digo a todos aqueles que necessitais de um conselho: Conhece a Cristo. Se alguma vez queres ter esperança e consolo no leito de doente, conhece a Cristo. Procura Cristo e pede a Cristo.

Nenhum comentário: