segunda-feira, 23 de junho de 2014

SONDANDO OS CORAÇÕES




“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Provérbios 21:2).
         Esse trabalho de sondar os corações dos homens somente Deus pode fazer e de maneira perfeita. Em Jeremias 17:10 Ele mesmo afirma: “Eu o Senhor esquadrinho o coração...”. Os crentes devem saber disso, por essa razão devem andar em constante temor. “As balanças de Deus estão sempre em ordem, sempre fiéis e verdadeiras” (Spurgeon). Sendo assim é importante que saibamos que na sondagem dos corações:
         1.      Deus já fez a pesagem. O propósito, os pensamentos, as palavras e a ação de cada homem foram colocados na balança divina antes que nascessem, pois estamos lidando com o Onipotente, Oniciente e Onipresente. Achar que pode enganar Deus é uma ação fracassada de qualquer criatura.
         2.      As provações formam uma importante ordem de provas. Muitos que confiam em seus corações são pegos nas provações. É depois que o coração é provado que aparecem a impaciência de querer fazer o que quer; muitos se manifestam obstinados e desesperados; muitos após uma provação mostram como estão prontos a deslizar na apostasia e se desviam dos caminhos do Senhor; muitos se tornam terríveis perseguidores depois de severa aflição, ou mesmo perseguição.
         3.      A riqueza, o louvor dos homens, uma vida fácil e qualquer êxito terreno normalmente servem como balanças nas quais são achados em falta. Veja amigo, como Deus sonda os corações. Veja como o louvor dos homens ergue a soberba no íntimo. Veja como a prosperidade promove um viver mundano e assim as deficiências encobertas aparecem, quando Deus utiliza essas circunstâncias para sondar os corações. Já presenciei muitos que pareciam genuínos crentes abandonarem o reto caminho do Senhor depois de serem sondados assim por Deus.
         4.      Certos episódios de crises em nossas vidas e em todo viver social constituem pesos e balanças. O fato é que não podemos o que está no coração do ser humano quando as coisas estão indo bem com ele. Os caminhos planos e “abençoados”, parecem seguros para muitos e há muita “consagração” a Deus por causa dessas facilidades no viver, até que os caminhos comecem a mostrar serem cheios de embaraços e os problemas aparecerem.
         5.      A verdade revelada é a grande perscrutadora do coração. Quantos abandonaram o Senhor porque viram que o caminho estreito era difícil! Em nossos dias vemos grande afastamento da fé, porque o horizonte apresentado pelo movimento ecumênico parece ser mais bonito e mais fácil. Nosso Senhor sempre pregou a verdade e quando esse raio celestial brilhava perante os olhos incrédulos, então os segredos ocultos do coração eram revelados. Em João 6 vemos como muitos abandonaram ao Senhor, afirmando que o discurso dele foi bem duro.
         É em nossos dias que a Palavra de Deus chega para “sondar os corações”. Ela chega revelar o que é falso e o que verdadeiro; mostra o genuíno crente, bem como o falso crente; a fé puramente emocional e a fé santa e pura, firmada na verdade.
         Meu caro leitor, o que Deus está usando para sondar seu coração? Quais são as circunstâncias erguidas por Ele para desbravar esses esconderijos tão encobertos em sua alma?
        

Nenhum comentário: