terça-feira, 17 de junho de 2014

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (2)





         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor, Pedro ergueu sua voz e cheio do Espírito Santo pregou aos ouvidos dos corações incrédulos e incircuncisos daqueles religiosos de Jerusalém. Eles estavam estarrecidos ante a nova de que Jesus havia ressuscitado; não podiam acreditar, mas a verdade estava bem clara perante eles, pelo fato de que aqueles homens simples e iletrados estavam realizando os mesmos milagres realizados por Cristo. Os sinais e maravilhas eram provas de que o Senhor estava vivo e aqueles homens eram verdadeiras e corajosas testemunhas dessa ressurreição. A mensagem de Pedro foi clara e cheia de compaixão: “Arrependei-vos...”.
         Caro leitor, o arrependimento é a atitude correta para que pecadores venham a escapar do juízo iminente. É a mensagem que precisa ser pregada em nossos dias; é a mensagem que precisa retornar aos púlpitos, se é que realmente estamos desejosos de ver a compaixão de Deus enchendo nossas igrejas e nosso país. Realmente, o assunto tem sido completamente desprezado, porque são muitos os pastores que não levam o tema a sério. Ora, não podemos desprezar uma mensagem tão relevante nas Escrituras. “Arrependimento”, sempre foi tema principal nas mensagens dos profetas. A voz do Senhor por meio dos servos Dele tinha como meta levar o povo a voltar seus pensamentos à Palavra de Deus; a refletir na verdade revelada usando o bom senso. As mensagens dos profetas visavam levar o povo a afastar-se da loucura de tomar o insensato caminho das paixões carnais; eles precisavam saber do caminho certo da sabedoria, do temor ao Senhor e da real e genuína felicidade.        
         Não podemos deixar de lado as mensagens do profeta Jeremias. Deus avisava o povo de que eles estavam caminhando para o juízo; o exército babilônico seria o instrumento de castigo devido a maldade da nação. Mas, a mensagem era carregada das ternuras e grandeza da compaixão de Deus, chamando o povo ao arrependimento. Essa retumbante mensagem convocando os homens ao arrependimento, também foi a mensagem de João Batista. Aquele rude mensageiro de Deus sacudia toda população de Israel e não havia classe social que pudesse escapar de sua responsabilidade. Era apresentado o juízo de Deus, mas em seguida vinha estendido o tapete da misericórdia, mostrando aos pecadores o caminho rumo a Deus.        Também, aqueles homens eram completamente destituídos de qualquer interesse carnal; jamais visavam agradar qualquer face humana, porque seus corações estavam ocupados com essa santa tarefa. Eles eram sérios e suas mensagens eram aparentemente cruéis, mas o fato era que aqueles homens eram dominados pelo sentimento de ver o povo voltando para Deus. Eram homens que choravam e que oravam com profundo sentimento de tristeza, porque carregavam consigo o fato de que eles também eram culpados.
         A mensagem de arrependimento, também não saía dos lábios do Senhor Jesus. As multidões eram constantemente encaradas de suas culpas perante Deus. O engano do pecado sempre fazia com que mesmo os mais religiosos tornassem endurecidos, e nesse estado embrutecido de seus corações, eles esqueciam o que Deus sempre falou no passado; avançavam rumo ao juízo sem que percebessem a calamidade que se aproximava com a morte e não viam perante eles o próprio Deus em forma humana, o qual veio para ser o Salvador.
         Então, a mensagem de arrependimento era urgente. Era a compaixão de Deus acordando os homens e mulheres para mostrar-lhes o caminho certo. A mensagem de arrependimento era como um aguilhão para mexer com suas consciências e despertá-los para o fato de que eles estavam caminhando para serem atirados na punição tão merecida. Noutras palavras, a mensagem do arrependimento era a declaração solene de que cada um era culpado e que somente a compaixão de Deus poderia alcançar-lhes, caso houvesse humilhação e quebrantamento.

Nenhum comentário: