quinta-feira, 19 de junho de 2014

APARENTE CONTRADIÇÃO (11)




         Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Caro leitor sei que preciso mostrar aos meus leitores, que o caminho pelo qual percorre os santos é vezes após vezes coberto de trevas. É óbvio que não queremos isso; certamente  almejamos dias preciosos de alegria, comunhão e até mesmo prosperidade em nosso viver. Um Jó, crente fiel e temente a Deus, há de querer ter sua família consigo e seus negócios em plena normalidade; um jovem como José gostaria de estar seguro na companhia de seu pai e de seus irmãos; uma Noemi e uma Rute desejariam estar sob a segurança de seus maridos, etc. Mas nem sempre é assim para o crente, pois Deus não trata Seu povo da mesma forma que Ele lida com os incrédulos.
         Notemos como Ele concedeu uma lâmpada de prosperidade para Esaú, mas encaminhou Israel para o obscuro caminho rumo à escravidão no Egito: “...a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém Jacó e seus filhos desceram para o Egito” (Josué 24:4). Podemos entender isso? Realmente é difícil para que nossos corações orgulhosos e carnais aceitem com tranquilidade e adoração a suficiência da soberana e perfeita atuação de Deus na vida de cada santo. Nossa inclinação é sempre para a reclamação em busca de nossos direitos de uma vida brilhante; oramos sim, mas dificilmente ousamos dar graças ao Senhor, pelo contrário, estamos sempre pedindo que Deus faça nossa vontade em tudo.
         Também estamos cercados pelo espírito da época – o programa religioso em prol da prosperidade. O mundo não cessa de empurrar essa mentalidade vil, arrogante e desafiadora do homem contra Deus, para que todos venham a aceitar essa rebelião do homem natural contra Deus. O desprezo pela verdade é claramente visto até nas igrejas e todos estão em busca de uma luz acesa, mas não da revelação bíblica e sim do mundo, e não raro vemos essa corrida desenfreada das multidões pelas propostas dos falsos mestres.
         Enfim, tudo isso faz com que recusemos andar pelas veredas das provações, a fim de que reconheçamos que Deus é Deus e que somos Suas ovelhas; que Seu caminho é perfeito, mesmo que agora não entendamos muita coisa, mas que enfim gozaremos eternamente aquilo que nos foi dado na salvação em Cristo. Mas, venho mostrar que o Senhor muitas vezes nos coloca na escuridão, de tal maneira que não vemos como sair.
         Jacó se viu em grande amargura diante da notícia da “morte” de José, e foi da vontade do Senhor que Seu servo andasse nessa escuridão de sofrimento por muito tempo, sem que jamais soubesse que José estava vivo no Egito. Podemos nós entender os planos do Senhor? Podemos nós entender porque Ele permite que andemos em densas trevas por tanto tempo? Por que Ele não retira essa nuvem e não faz brilhar logo Sua luz? Não quer Ele o bem e a felicidade do crente?
         Mas o Senhor é perfeito, justo, santo e bondoso em Seus desígnios. Nós seres humanos queremos por nossas mãos na tentativa de ajudar o Soberano, por isso Ele nos mantém sob essa escuridão, sem que saibamos as razões. Muitos santos de Deus partiram sem ter qualquer resposta para suas lutas e aflições, mas o fato é que foi nessas trevas que o Espírito de Deus fez com que brotasse o verdadeiro louvor e ações de graças de seus corações: “Bendito seja o nome do Senhor!”.
         Caro leitor, que mediante a suficiente graça você possa tirar seus olhos dessas luzes mundanas de nossa época tão pervertida, a fim de encarar com seriedade e fé vitoriosa as maravilhas das promessas de um Deus que não pode mentir; de um Deus que em Cristo nos chamou para Sua glória e que agora é fiel Pastor, que guia Seus santos no caminho que Ele mesmo preparou!

Nenhum comentário: