quinta-feira, 19 de junho de 2014

DEUS E SEUS INIMIGOS (2)




Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés” (Salmo 110:1)
    INTRODUÇÃO:
         Caro leitor permanecendo um pouco mais nessa introdução, em seguida vemos que no verso dois a linguagem se torna profética: “O Senhor enviará de Sião o cetro do Seu poder...”. O Filho de Deus viria ao mundo para que mesmo? Para dominar entre Seus inimigos. Veja a beleza das Escrituras, porque é o próprio Deus quem fala e é um diálogo entre duas Pessoas da divindade, conforme o Novo Testamento é a comunicação entre o Pai e o Filho. Então, esse Salmo é de poderosa revelação para nós agora e devemos tomá-lo como lição preciosa, porque elas estão sendo aplicadas no tempo atual.
         O resumo da minha introdução é o seguinte:
         1.      Desde que o pecado entrou terríveis inimigos estão em pé de guerra contra Deus. O mundo é o cenário das atitudes de homens e mulheres que desafiam a Deus com seus pecados. Ora, nós sabemos o quanto a Palavra de Deus afirma como os homens são reais e atrevidos inimigos. Notamos no Salmo 2 como todas as nações estão unidas em pé de guerra contra Deus; estão armados contra Ele. Em Romanos 1 Paulo fala o quanto o mundo inteiro declara que não quer a glória de Deus e como os homens recusam dar glórias ao Criador. Mesmo os crentes devem lembrar sempre que eram inimigos de Deus (Romanos 5) e que foram reconciliados com Deus mediante a morte de Cristo. Inclusive o verbo “reconciliar” é usado no passivo, indicando que Deus tomou a iniciativa para isso e não os homens.
         2.      Cristo na Sua ressurreição decretou a vitória consumada contra todos os Seus inimigos. Acho essa verdade mui preciosa e poderosa. O mundo acredita que o Filho de Deus foi morto e está morto. Todos querem ouvir que Jesus não passa de um defunto. Mas a verdade do evangelho vem proclamar que Ele vive e isso é aterrorizante para toda impiedade. A ressurreição de Cristo declara que cada inimigo neste mundo está sob intenso perigo, pois não há inimigo que não foi derrotado; que não há onde tais inimigos podem achar apoio e defesa.
         3.      O que está acontecendo na história da raça humana é que cada inimigo está sendo posto debaixo dos pés do Senhor ressurreto. Veja caro leitor, o Senhor Jesus está salvando Seu povo eleito pelo Pai. Tais pecadores são convertidos e salvos no mundo inteiro. Mas por outro lado os inimigos não foram deixados de lado; não foram abandonados. Cada um deles está sendo posto debaixo dos pés daquele que está assentado, que foi tratado com fúria e crueldade pelo mundo. No tempo certo, no momento certo e na santa providência de Deus cada um deles é pego de surpresa na fúria do Todo -Poderoso.
         Caro leitor, tendo esse pano de fundo desse Salmo perante nossos olhos, creio que estamos prontos para investigar esse Salmo, sem perder de vista o tema central. Partamos agora para saber quem são os inimigos do Senhor. Que os leitores crentes sejam tomados de santo temor; que nossos corações sejam ocupados por profunda gratidão, porquanto o Senhor nos amou na eternidade, nos procurou e nos achou. Éramos malignos em nossas obras; nosso ser era ocupado com completa ignorância acerca de Deus. Então, que povo bem-aventurado é esse povo crente!
         Mas a verdade que Deus está lidando agora com Seus inimigos, pode levar almas à humilhação. Pode haver um avivamento, a fim de que homens e mulheres atemorizados venham a fugir do mal e cair aos pés do Salvador, pedindo-Lhe salvação. Quando Pedro pregou o sermão no dia de Pentecostes, aquela multidão ficou sabendo que eles eram culpados por terem crucificado o Senhor Jesus. Pedro não foi brando com eles, mas o fato é que houve uma mudança completa ali, pois eles sentiram a culpa; perceberam que seus atos foram de inimigos. Mas naquele momento de arrependimento houve salvação e três mil almas se converteram ao Senhor e foram salvas (Atos 2).

Nenhum comentário: