segunda-feira, 4 de março de 2013

SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO (18)




Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         A NECESSIDADE DA SOBERANIA (continuação)Ninguém pode vir a mim...”
         Amigo leitor estamos chegando ao final das considerações em torno da frase dita por nosso Senhor: “Ninguém pode vir a mim...”. Tenho suplicado a Deus para que essa verdade acerca da triste condição do homem no pecado seja não somente entendida, mas que também chegue ao santuário da alma. Não podemos esquecer que o Senhor requer a verdade no íntimo, não na mera aparência; não no fogo de palha achado nas emoções, mas sim no recôndito, porquanto é ali que Deus opera sabedoria para o viver do homem na piedade (Salmo 51:6). Certamente, não há possibilidade de esgotar um assunto tão profundo, revelador e humilhante como a doutrina da depravação total, mas sei que basta um pequeno corte feito pela espada do Espírito (Hebreus 4:12), para que o pecador sinta no íntimo a miséria que abrigou-se ali desde a queda (Salmo 58:3). Quando isso acontece, toda boca se cala e todos vêem sua culpa e condenação perante o Juiz do universo (Romanos 3:19).
         Para realçar ainda mais a necessidade da soberania de Deus na salvação, digo e afirmo que nosso Senhor jamais foi nem será surpreendido pelo homem: “Ninguém pode vir a mim...”. Cristo Jesus não é um mero Salvador; não é esse débil personagem apresentado hoje por homens ímpios e amantes do dinheiro; não é o Jesus tão fascinante à superstição religiosa, espírito que subjuga os corações incrédulos, idólatras e mundanos. Estamos perante o glorioso Filho de Deus! Estamos perante o Filho Amado, em quem Deus, o Pai se compraz! Estamos perante aquele que é glorioso em Si mesmo; que ao se tornar homem se humilhou, mas que foi exaltado e recebido na Glória (1Timóteo 3:16). Estamos perante o Senhor dos exércitos, diante de quem Isaías tremeu e achou que cairia no inferno (Isaías 6:5)! Estamos perante o Majestoso Rei dos reis e Senhor dos senhores, diante de quem poderes das trevas ficam aterrorizados! A salvação dos perdidos é obra total do Pai e do Filho; é o Pai entregando ao Filho homens e mulheres escolhidos soberanamente antes da fundação do mundo (Efésios 1:4); é o Filho plenamente subordinado à vontade do Pai, a fim de que os planos idealizados na eternidade fossem cumpridos mediante a entrega voluntária do Senhor na cruz.
         Amigo leitor, Cristo Jesus é o Cordeiro de Deus, não do homem! Cristo é o perfeito substituto eleito pelo Pai para ali na cruz cumprir as perfeitas exigências da lei e ser Ele a Justiça de Deus, a fim de que o perdido fosse aceito. Então, diante dessas verdades, não existe um privilégio maior do que pertencer a Cristo! A salvação do perdido não é algo feito e contornado pelos pastores e evangelistas! Ninguém pode levar pecadores a Cristo! É o Pai que entrega ao Filho quem Ele quer salvar! É uma obra de arte da graça! É um ato realizado pelo braço onipotente, porquanto é conceder vida aos mortos (Efésios 1:19). É algo que resulta em festa no céu e temor a Deus na terra. Homens e mulheres rebeldes e profanos feitos obedientes e santos! Herdeiros do inferno feitos herdeiros de Deus e habitantes da Jerusalém celestial! Em suma o evangelho da glória de Cristo é milagre. Note bem seu coração agora. Naturalmente há um desinteresse por essas verdades reveladas; naturalmente há uma frieza e um afastamento desses fatos eternos. Por natureza não há qualquer sinal de receptividade às maravilhas da graça. Por quê? A obra é de Deus! Podemos produzir isso? Jamais!
         Mas em meio a todas essas maravilhas digo e afirmo que se há alguém cujo coração está encantado com as maravilhas da graça; está caído perante a glória dessa salvação eterna; seu coração está completamente escancarado perante a misericórdia do alto; nada está ocultando no íntimo, nenhum ídolo, nenhum pecado de estimação escondido, então amigo, você é alguém que Deus o Pai está entregando ao Filho. Não há algo mais maravilhoso do que essa visitação misericordiosa em sua vida!

Nenhum comentário: