domingo, 3 de março de 2013

A PLENA SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS (12)




“Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23:29).  PODER DESTRUIDOR:
         Amigo leitor, o maior anelo de minha alma é tornar conhecida a glória da Palavra de Deus. Eu estou certo que ninguém conhecerá quão grandiosa e suficiente é a verdade revelada. Estamos tão acostumados a viver como minhocas, dentro da terra, que temos medo de conhecer esse sol que brilha em refulgente glória. Quando um povo se afasta de Deus, na realidade dá as costas à Palavra da verdade. A nação de Israel se apodrecia no pecado porque tinha recusado ouvir a verdade (Jeremias 6:16); eles tinham vergonha da Palavra de Deus (6:10). Por essa razão Deus enviou seus servos, os profetas, a fim de que Seu povo voltasse em temor àquilo que o Senhor já havia revelado.
         Realmente não vejo outra solução para a triste condição da igreja em nossos dias. Claramente vemos um profundo afastamento da Palavra de Deus, e quando isso está ocorrendo é prenúncio de juízo. Ai do Brasil, se Deus retirar da nação a Sua Palavra! Não há castigo maior do que esse! Já vemos como a bíblia tem sido usada como um livro de superstição. A verdade gloriosa, pregada por homens de Deus, tendo em mira o arrependimento e conversão ao Senhor, não é mais vista pregada nos púlpitos das igrejas.
         A Palavra de Deus não mudou. Ela é continua sendo exatamente aquilo que Deus falou por meio de Jeremias: “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?”. Deus opera neste mundo por meio da Sua Palavra. O julgamento terrível que veio sobre o povo de Israel foi cumprimento daquilo que o Senhor havia pronunciado por meio de Moisés no livro de Deuteronômio. A Palavra de Deus está em plena atividade neste mundo; Deus está efetuando justiça, juízo e misericórdia no meio dos homens (Jeremias 9:23). A igreja precisa saber disso; os pastores precisam pregar essas verdades e o mundo precisa ser avisado a respeito disso.
         Agora é nossa tarefa examinar a Palavra de Deus como martelo que esmiúça a penha. O que o fogo não faz, o martelo faz. Chamo sua atenção, prezado leitor, para o fato que talvez você, bem como eu não considere tanto a força de um martelo. O efeito destruidor da Palavra de Deus é infinitamente maior do que aquilo que nós podemos fazer com um mero martelo batendo numa rocha. Não é um mero martelo que usamos para bater pregos. Esse martelo de Deus age como dinamite. Parece um simples martelo, mas quando age no coração do homem funciona como um explosivo.
         Mas realmente a Palavra de Deus precisa agir assim? Claro que sim! Não existe poder capaz de destruir a dureza do coração humano fora da Palavra de Deus. O coração rebelde do pecador contra Deus funciona como uma muralha intransponível. O pecado fechou todo acesso de luz ao coração, a fim de que a verdade não entre. O coração do homem é um verdadeiro esconderijo secreto; é ali que reina o pecado; é dali que esse poder terrorista comanda todas as ações dos homens por fora, conforme nosso Senhor afirma: “Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus desígnios...” (Marcos 7:21). Em Jeremias 17:9 o Senhor afirma que enganoso é o coração... Quem o conhecerá?...”. Quem pode destruir essa barreira intransponível? A Palavra de Deus! O povo de Israel não acreditava na suficiência da Palavra. O povo brasileiro duvida do poder da Palavra, por essa razão vive em busca de mentiras religiosas. Quem imaginava que Saulo de Tarso poderia se converter? Era um homem obstinado e convicto em sua religião judaica; estava pronto a massacrar o povo de Deus, por isso respirava ameaças e mortes, até que o impacto da Palavra de Deus chegou para explodir seu coração, revelando que ali estava escondida a mentira e todo curso de maldade. Assim a luz celestial entrou e Cristo não somente lhe salvou, mas passou a ser seu Senhor.

Nenhum comentário: