domingo, 3 de março de 2013

O SALÁRIO DO PECADO (26)




Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
A GRAÇA NA LEI (continuação):
         Prezado leitor, voltemos nossos pobres corações ao conhecimento das magnificentes obras da graça de Deus. Tanto no Velho como no Novo Testamento Sua atuação na salvação dos perdidos foi por meio da graça. Nunca houve salvação por meio da lei, porque a lei nunca teve a função de salvar, nem santificar. Sua obra sempre foi o de revelar a triste e deprimente condição do homem no pecado. Estou tentando mostrar como a graça de Deus atuou durante o período da lei, a fim de que saibamos o quão perigoso é para os homens continuarem em arrogância contra o maravilhoso Senhor que tem prazer em comunicar com homens e mulheres quebrantados no coração.
         O que acontecia quando a bondosa graça era retirada? O que restava quando a face benigna do Senhor era retirada? Tomemos a vida do Rei Uzias conforme nos é relatada em 2 Crônicas 26. Seu reinado começou muito bem, com muito avanço em termos de prosperidade material. Seu sucesso foi crescendo por causa da sua tremenda capacidade de administrar a nação e de inventar armas entre outras coisas importantes para Jerusalém e toda nação. Mas é dito que o coração de Uzias se tornou ensoberbecido em face de tanta grandeza. Foi aí que se retirou a bondade graciosa de Deus para que Uzias ficasse entregue aos caprichos de sua própria arrogância. Quando o Senhor se afasta em Sua bondade, os homens ficam cercados pela atmosfera reinante do orgulho do diabo. Uzias foi atingido pelo castigo de Deus com a lepra que brotou em sua testa (2 Crônicas 26:19), para reconhecer tarde demais o seu erro.
         Amigo leitor, o que acontece quando a graça de Deus se afasta? Em primeiro lugar vemos que os corações ficam endurecidos como rocha. Não há mais qualquer sinal de sensibilidade aos conselhos de Deus e nenhuma consideração à sabedoria de Deus exposta ao seu derredor (Provérbios 1:20). Não esqueçamos que a mesma água que é usada para amolecer o concreto, serve também para endurecer. Quando um homem fica enclausurado em seu orgulho, achando que pode prevalecer no caminho tortuoso, ele não sabe que Deus tranca a porta do lado de fora, prendendo-o lá dentro.
         Em segundo lugar, quando o coração é endurecido por Deus, os terrores do pecado aumentam. Uma vez que não tem mais a presença da brisa gloriosa da ternura e da bondade do Senhor, a pessoa torna-se cruel em seu trato com seus semelhantes. Um homem passa a tratar duramente sua esposa; uma mulher torna-se cruel com seu marido e filhos; filhos passam a tratar seus pais com atos de terrorismo, enfim, suas atitudes em relação ao próximo são esmagadoras, no sentido de que seus direitos devem estar em evidência.
         Em terceiro lugar, satanás aparece para endeusar seu ego e fazê-lo experimentar as suas reais intenções em seu programa neste mundo. Satanás aparece como um deus quando encontra um coração endurecido. Ele projeta-se como se fosse o próprio Cristo; imita o Espírito Santo e utiliza-se das Escrituras de forma enganosa para segredar consolo ao seu coração.
         Milhares vivem assim, o horizonte à sua frente é mui lindo e cheio de promessas engambeladoras do príncipe deste mundo; desfruta das maravilhas apaixonantes daquilo que ele espera receber debaixo do sol, com seu coração cercado pelo fascínio do esperto pai da mentira.
         Mas a graça de Deus ocupa-se com pecadores contritos, almas cansadas e oprimidas (Mateus 11:27). O Senhor está perto de todo aquele que O invoca de todo coração.

Nenhum comentário: