sexta-feira, 1 de março de 2013

A PLENA SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS (10)




“Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23:29).  FOGO CONSUMIDOR:
        Amigo leitor ocupemo-nos com a sublimidade das Escrituras. Satanás batalha incansavelmente para afastar a verdade revelada do seu território. A bíblia é a luz que brilha nesse reino de mentiras; é o único instrumento capaz de descobrir as farsas do pai da mentira no meio dos homens; é a luz que penetra no interior do coração humano, para descobrir onde está o esconderijo desse inimigo astuto, ardiloso e vil que é o pecado. Ó quanto precisamos da Palavra de Deus pregada com poder e autoridade! Ó quanto precisamos de homens fiéis e zelosos, que preguem a verdade, enchendo o palco mundano desse fogo consumidor e purificador!
         Amigo leitor afirmo que a presença pura da Palavra de Deus é insuportável para satanás e os demônios. Ela é o fogo que consome toda palha de falsidades religiosas; ela destrói toda vaidade e fantasias criadas nas mentes  obscurecidas dos homens. Quando a luz da glória de Cristo brilhou em Jerusalém com a pregação da ressurreição de Cristo, o terror ficou estampado nos corações daquela liderança religiosa tão corrompida. Eles não conseguiam conter o fogo impetuoso que desceu do céu e que inflamava os corações dos apóstolos. Eles estavam aterrorizados porque a verdade descobria suas reais intenções de maldade em manter a população escravizada em suas mãos tiranas. Por essa razão desencadeou-se a perseguição contra a igreja do Senhor.
         A Palavra de Deus é fogo que consome toda corrupção do coração. Somos informados em Atos 19 de como a Palavra de Deus cresceu tanto em Éfeso, que o Nome do Senhor Jesus foi glorificado ali, quando poderes das trevas eram descobertos e saiam espavoridos, fugindo de suas atividades ocultas. Havia confissões de pecados: “E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e revelando os seus feitos(19:18). As mentiras religiosas ligadas ao ocultismo foram descobertas e abandonadas, dando lugar à sublimidade da Palavra de Deus: “Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia” (19:20).
         A Palavra de Deus tem mostrado Seus poderosos feitos na história da igreja. Os avivamentos que ocorreram em vários lugares são apenas repetições dos grandes feitos da Palavra de Deus, descendo do céu como fogo consumidor.
         Como fogo consumidor, a Palavra de Deus atormenta uma consciência culpada. O trabalho ardiloso dos falsos mestres é abrandar a verdade. Eles impedem que as almas sejam visitadas pela verdade gloriosa de um Deus justo e vingativo, que não deixa o culpado como inocente. Caim teve que fugir de Deus, tentou ocultar-se da face do Todo – Poderoso. Sua consciência culpada fez dele um fugitivo, habilitando-o às atividades de construir um mundo sem Deus, adaptado aos gostos do seu coração tão corrompido (Gênesis 4). Os homens no pecado sempre estão correndo, com medo do fogo consumidor, por isso estão em constante atividade, como Esaú, buscando nesta vida a prosperidade mundana.
         Prezado amigo, não adianta correr da Palavra agora! É melhor enfrentar esse fogo santo já, antes que depare com o fogo eterno naquele grande dia! Não é nada fácil para a natureza pecaminosa, tão corrompida e arrogante deparar com a luz desse evangelho da glória de Cristo! Quando o fogo da Palavra de Deus invadiu o coração de Saulo de Tarso, imediatamente queimou toda papelada religiosa. Aquilo que para ele era motivo de sua arrogância e determinação na maldade, não passou de plástico derretido sob a luz da verdade. A vida do homem realmente tem início quando seus ouvidos estão aptos para ouvir a verdade: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Você leitor, quer a verdade revelada como ela é? Prefere ser humilhado ante essa luz que queima o orgulho, mas que leva o pecador à confissão de suas culpas perante aquele que é o Salvador bendito?

Nenhum comentário: