domingo, 3 de março de 2013

DEUS AMOU O MUNDO (6)




 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.
Amigo, em nosso estudo desse verso estamos procurando destacar a pessoa do Filho Unigênito do Deus vivo. No cap. 1 do Evangelho de João, estamos vendo que o Espírito Santo está testificando que Ele é. Mas, volta o olhar para o verso 15 do primeiro cap. 15. Vemos, a partir desse verso o testemunho do próprio João Batista. Nesse verso, João, o grande profeta, afirma que apesar de Jesus ter nascido depois dele, já existia antes dele. Em outras palavras João está declarando que Jesus é eterno.
Meu amigo , vemos nesse verso a profunda humildade de João Batista. João está sendo fiel no cumprimento de seu dever em testificar da luz. Ele está dizendo: olha, eu nasci antes dele, mas eu sou apenas um homem. Eu sou filho de Isabel e Zacarias, mas Ele é o Filho de Deus; Ele tem a primazia; Ele é Eterno, mas eu não. Eu tive um começo de existência, mas Ele sempre existiu. Eu tenho que me submeter a Ele; eu lhe devo obediência. Meu amigo, tu estás vendo como João Batista procura retirar de seus ouvintes qualquer confiança depositada nele?
  Ele está realmente dizendo: “Olha, eu sou um homem como vocês; eu não sou o Salvador. Toda adoração deve ser para o Filho do Deus Vivo”. Agora, vamos juntos para o verso 16 do primeiro capítulo. Veja o que João Batista diz: “Porque todos nós temos recebido de Sua Plenitude e Graça sobre Graça”. Meu amigo, João se une a todos declarando que Ele é um pecador igual a todos os homens e diz: todos nós temos recebido de Sua Plenitude. João está dizendo: nós somos pecadores, culpados, mas Nele está a riqueza da misericórdia. Nele transborda salvação. Nele há plena salvação. Nós estamos carregados de pecados, mas o coração Dele é um oceano de amor, e nEle há perdão e aceitação.
  Vê o verso 17. A lei foi dada por Moisés. A lei trouxe maldição; veio mostrar o quanto somos culpados; quão medonho e miserável é o nosso coração, mas Ele, Jesus Cristo, é o contrário de Moisés. Ele veio carregado de graça e de verdade. João Batista está pregando a mensagem do perdão. Ele está convidando homens e mulheres a confiarem no Filho de Deus para a salvação de Suas. Diante dele haviam pessoas de todo tipo. Aquelas pessoas achavam que João era o próprio Cristo. Ele estava atraindo multidões com a sua mensagem forte, peremptória. Mas a função principal dele era preparar o caminho para a chegada do Filho do Deus Vivo.
  Mas João está procurando levar a toda multidão a confiar naquele que é o Deus Vivo. Mas João está procurando levar toda multidão a confiar naquele que é o Deus que se tornou carne e habitou entre nós. João sabia o quanto a natureza humana é inclinada para venerar o homem. O ser humano facilmente presta cultos à criatura em lugar do Criador. Não é o que passa em nossos corações? Queremos seguir a mentira; queremos admirar o homem. Queremos render louvores não a Deus. Por isso João procura ser persistente em continuar afirmando: “Olha, eu não sou o Messias, o Messias vai entrar em cena, podem segui-Lo”. Vamos juntos para o verso 18: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Aqui temos uma das mais poderosas provas da divindade de Jesus, expressada por João Batista. Ele está dizendo: “Vocês jamais viram a Deus”. Ninguém pode ver a Deus em Sua essência. É impossível contemplar a Deus. Mas nota o que diz o verso: o Deus unigênito que está no seio do Pai, é quem o revelou. O Senhor Jesus trouxe a revelação de Deus. Deu se manifestou na pessoa de Seu Filho.
Amigo , que gloriosa verdade para teu coração. Jesus é a própria manifestação visível do Deus invisível. Tu queres ver a face de Deus um dia? Somente quando, em arrependimento, confiares no Filho de Deus para a tua salvação. Serás atirado para o tormento eterno se te mantiveres em tua rebeldia e obstinação na mentira. Ai de ti, se tua confiança estiver em qualquer outro ser, ou qualquer coisa. Não tem outro meio que possa te conduzir ante a face do Deus Vivo para seres aceito por Ele.
Não pensa que o Grande Deus tolera os teus caminhos; não te enganes pensando que podes ludibriar o Deus imutável. Tu queres manipular a deidade? Quem és tu ó homem? Nós não passamos de desprezíveis ervas que nascem hoje e perecem amanhã. O próprio João Batista reconheceu a divindade do Senhor Jesus. Ele afirmou a Sua eternidade; afirmou a Sua suficiência, porque Ele é cheio de Graça e de verdade.
Ó quanto Satanás tem procurado difundir o Seu evangelho falso hoje! É tempo em que a mentira tem sido apresentada e aceita como se fosse a verdade. Mas essa apostasia reinante desses últimos tempos de maneira alguma muda a verdade. A velha história continua firme, inabalável. Deus enviou o Seu Filho ao mundo para resgatar o perdido. Amigo ouvinte, tu nunca estarás firme, seguro, solidamente inabalável enquanto não reconheceres que o caminho em que tu estás é perigosíssimo e que precisas refugiar-te naquele a quem o glorioso Deus escolheu para ser o eterno salvador. Pode ser que tu agora te sentes bem. Tu tens repousado na tua religiosidade, na tua moralidade. Tu achas que por causa de tuas orações, ou porque tu tens Bíblia e a lê todo dia; já tens tido muitas experiências, e até sentido a presença de Deus, ficas descansado nestas coisas. Ah meu amigo! O que será de ti quando chegar aquele dia da poderosa vingança? Deus já olhou para os nossos atos de justiça e chama tudo isso de trapo.
Não queres hoje chegar ao pé da cruz para beber da água viva? Não queres jogar fora hoje todo trapo velho, tudo aquilo que cheira mal diante de Deus; tudo aquilo que a Bíblia intitula de “obras mortas”? Não queres que o Espírito Santo te mostre o horror de teu coração a fim de que tu possas correr para o refúgio eterno? Eu sei que Satanás procura fazer todo o possível a fim de desviar-te da verdade. Ele vai procurar desviar a tua atenção. Satanás não quer te perder. Ele não quer que tu vejas a tua real situação – a tua perdição eterna. O pai da mentira sempre foi assim. Mas eu te convido a humilhar-te perante o Senhor, como um réu culpado, reconhecendo quão miserável é a tua situação; reconhecendo a grande provisão de Deus em Seu Filho para a redenção de tua alma. Assim tu serás aceito. Fica ciente que o amor de Deus está estendido para te salvar, e que Ele é poderoso para salvar. Não queres hoje pedir ao Senhor para Ele ser o teu Salvador e Senhor? Pode chegar a Ele cheio de culpa, porque há pleno perdão nEle. Não queres passar da morte para a vida?

Nenhum comentário: