sexta-feira, 1 de março de 2013

DEUS AMOU O MUNDO (4)




 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.
Amigo estou certo que você conhece este verso tão maravilhoso. É provável que você não chegou ainda à compreensão da verdade divina revelada pelo Espírito Santo. Mais uma vez é Deus revelando a sua grandeza, a Sua misericórdia para o pecador perdido. Neste verso vemos a gravidade da situação do pecador, sua perdição, sua distância imensurável de Deus. Mas vemos aqui a resposta divina no Seu amor através  do Seu precioso Filho. Meu amigo, certamente a verdade revelada vai te humilhar, mas quando o Espírito Santo quer levar alguém à uma situação tal, é para que o pecador possa reconhecer grandeza da Soberania Divina e a supremacia da redenção feita na cruz do Calvário.
  Amigo, nestes dias terríveis quando o orgulho tem se manifestado em grande forma é mister que o homem saiba que a Bíblia apresenta o amor de Deus, e não o amor do homem. O pobre pecador está enquadrado na palavra “mundo”. Nesta palavra está imbutido tudo o que é de mais horroroso no pecador. A palavra “mundo” mostra o estado de completo desamparo do homem. Na palavra “amor” vemos a provisão perfeita de Deus para o homem perdido escapar da justa Ira divina. Meu desejo é que este estudo venha lhe esclarecer a verdade gloriosa da salvação eterna que há no Filho de Deus. O propósito é que tu sejas salvo uma vez que estiveres ciente de tua condenação e da resposta divina para o pecador. Que o Espírito Santo venha a me usar poderosamente para transmitir com clareza ao seu coração a verdade salvadora.
  Quero pedir ao amigo que fique com a sua bíblia aberta, examinando atentamente essa linguagem do Espírito Santo neste verso. A primeira lição que vemos aí é que a salvação do pecador partiu do coração de Deus, e todo o plano para esta salvação foi feito, idealizado pelo Deus triuno. No verso vemos Deus o Pai, movido pelo Seu amor ao perdido pecador, e vemos Deus o Filho sendo a oferta de Deus. Não existe possibilidade de redenção por parte do homem, pois toda raça está caída no pecado. O Espírito Santo, o Sumo-Professor, aquele que veio guiar em toda verdade, Ele deseja exibir a grandeza desse amor de Deus por pecadores perdidos, e condenados.
  A palavra “amor” no texto, refere-se ao amor “Agape” o amor sacrificial. O amor que age porque quer agir assim, sem haver por parte do objeto amado qualquer merecimento. Nesse atributo glorioso do Senhor, vemos ainda o exercício de Sua Graça e de Sua misericórdia. “Graça” é o amor providenciando o meio de trazer a salvação; e “misericórdia”, é o amor realizando a obra alcançado o miserável, quando ele merecia a condenação.
  Então meu amigo, tu podes  ver que a Bíblia fala abundantemente do amor de Deus, mas é o amor demonstrado em graça e misericórdia. Quanto a esse amor revelado do Deus vivo, nós pecadores somos indignos, simplesmente pelo fato que somos culpados. Não é um amor de pai para filhos; não é um amor assim porque a Bíblia dá-nos o retrato de nossa situação drástica, que por natureza somos filhos da Ira, filhos da desobediência. Também não é um amor de um amigo para com amigos, porque as escrituras afirmam que por natureza somos inimigos de Deus (Romanos 5:10). Meu amigo, a Bíblia está tratando do amor revelado de Deus para pecadores caídos, condenados em Adão ao lago de fogo; e provamos nossa rebeldia, nossa indiferença, nossa inimizade contra Deus agora no pecado.
Meu amigo, examina e vê o que há dentro do teu coração; vê a inclinação natural para a maldade. Vê a distância que estás no íntimo, separado de Deus. Vê como o coração quer ouvir qualquer coisa, menos a respeito da glória que pertence ao Grande Deus; o coração humano não gosta de ver a sua própria miséria; não quer saber de seu trágico destino que lhe aguarda. Não pense que alguma coisa deste mundo tem o poder para mudar o coração maligno do ser humano. O profeta Jeremias afirma que o coração humano é enganoso. Ele se engana pensando que agindo de certa maneira vai ser aceito por Deus, como lendo a Bíblia, fazendo preces, exercitando caridades, cantando, procurando sentir a presença de Deus, fazendo certas confissões.
Meu amigo, cuida com o engano de teu próprio coração. A natureza enganosa do homem pode levá-lo a pensar que está bem com Deus. Mas não passa de engano. Meu amigo, o Grande Deus se revelou através da Palavra, e é nesse Livro Santo que o Grande Deus mostra a natureza enganosa, vil e perniciosa do pecado. Meu amigo, o amor desse Deus foi revelado para o pecador caído. Foi onde abundou o pecado que superabundou a Sua Graça (Romanos 5:20). Ele provou seu amor sendo o homem bonzinho? Amigo? Religioso? Não! Ele provou seu amor sendo nós pecadores.
  Meu amigo, não há nada, absolutamente nada em mim, nem em você que mereça o favor de Deus. O ser humano é culpado, cem por cento culpado, não importa o número de pecados cometidos. A lei foi dada para quê? Para revelar a natureza maligna que está dentro do ser humano. Em Romanos. 3:20 o Espírito Santo afirma que toda boca seja fechada e todo o mundo seja culpável diante de Deus. O que há em ti e em mim que cause admiração a Deus? O que há de bondade no homem? O que está lá armazenado em nossos corações só causa nojo a Deus. É idolatria, é mentira, é palavras feias, desejos malignos, ofensas, vingança.
  Eu preciso revelar o que a Bíblia mostra a respeito do coração humano, porque o coração orgulhoso não quer ouvir que é depravado, vil e maligno. Mas meu amigo, é importante aqui frisar que amor, graça e misericórdia são atributos de Deus que trabalham juntos. Mas qual é o objetivo desta mensagem? É para que o Espírito Santo, através de Sua palavra possa te humilhar, meu amigo. Levar-te ao pó. É para que o homem veja o seu estado doentio, com a praga do pecado tomando conta do seu ser. Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Somente sabendo de sua situação em completo desamparo, jogado no pecado, escravo de toda sorte de paixões, condenado ao inferno, sem possibilidade de chegar a Deus por si próprio, é que o pecador pode olhar para o Salvador Bendito.
  Meu amigo, por que não jogar fora todos os teus esforços? Eles são em vão. Joga fora as tuas tradições, os teus caminhos, os teus pensamentos, as tuas obras de caridade, os teus choros, as tuas orações. Tudo isso não passa de lixo. É tudo em vão diante Daquele que é Santo, Santo e Santo. Não há perdão fora do sangue vertido; não há justificação fora da obra feita na cruz. Foi necessário que Aquele que não conheceu pecado se fizesse pecado por nós. Quero lhe convidar a olhar para Cristo Jesus, o Cordeiro imaculado. Nele, somente nEle, há eterna e suficiente redenção para o pecador. Hoje mesmo poderás ser salvo se pela fé convidares a Jesus para Ele ser o teu Salvador.

Nenhum comentário: