domingo, 3 de março de 2013

A PORTA ESTREITA (18a)




 “E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).
         Amigo, praticar a iniqüidade é viver uma vida de contínua desobediência a Palavra de Deus. Não pensemos que é meramente praticar certos pecados grosseiros que o mundo normalmente pratica. A prática da iniqüidade manifesta-se em coisas que achamos ser insignificantes, mas são atitudes que não queremos deixá-las porquanto elas são como que nossos “bichinhos de estimação”. A palavra de Deus é bem clara ao afirmar que se alguém diz manter comunhão com Deus e andar nas trevas está mentindo e não praticando a verdade. Quantos carregam o nome de “crente”, mas em seus lares profanam o bom nome do evangelho com práticas inadequadas para quem carrega o bom nome de “cristão”. Aquele que é verdadeiramente crente em Cristo está sujeito ao pecar, está sujeito a pecar, a tropeçar, mas jamais há de ter amor a qualquer tipo de iniqüidade, essa pessoa se sente profundamente entristecida quando ofende ao Senhor.
         A prática da iniqüidade é carregar o pecado no coração como amante daquele mau, sem jamais sentir tristeza no íntimo por estar ofendendo a Deus. Aquele que foi a Cristo um dia para a salvação eterna de sua alma, é uma pessoa que continuamente, manifesta atitude de arrependimento. Não há lugar no reino de Deus para quem vive associado à pratica de qualquer tipo de iniqüidade. Os Santos de Deus são chamados de “vencedores”, e os traços da vitória acompanham os seus passos a cada momento. Eles chegam a cair, mas logo podem ser visto levantando e marchando para a cidade celeste em perseverante fé. Cristo Jesus se manifestou para desfazer a obra do diabo na vida do pecador, então, como alguém pode estar livre das garras de satanás e ainda estar continuar servindo ao pecado como escravo do pecado? O amor ao dinheiro, a avareza, o orgulho próprio, a ira descontrolada, a contínua prática da mentira, a ausência de sincero amor à esposa, a falta de respeito e submissão à autoridade do marido, a rebelde e pertinaz rebelião contra os pais, a desonestidade nos negócios, a falta de temor a Deus mostrado no desinteresse por santidade no viver, o desleixo, o descuido quanto às coisas espirituais, especialmente no que se refere à Palavra de Deus, o tempo gasto com o mundo e suas mentiras e outras picuinhas da vida, mostram alguns traços da iniqüidade. O que o Senhor dirá naquele dia? “Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade”. Amigo, examina tua vida e vê se já houve Novo Nascimento. Cristo Jesus o Autor da eterna salvação, Ele tem prazer em estender sua mão de misericórdia para socorrer o pecador que se refugia Nele
Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora” Lucas 13:28. Prezado amigo, devemos dar glória a Deus por Sua Palavra, ela é poderosa, capaz de falar aos corações, capaz de quebrantar os corações, para que reconheçam a grandeza de Deus e a Glória daquele que é Santo, e daquele que é o único Salvador e Senhor, e que não há ninguém mais que possa fazer o trabalho de salvação para o perdido. Meu trabalho nestes dias consiste em pregar nesta tão fulgurante passagem de Lucas 13. Eu sei que o poder não está em mim para te levar ao arrependimento, mas eu creio no poder de Deus que é capaz de levar ao pecador atento as verdades preciosas da gloriosa doutrina da salvação e da condenação. E eu não poderia concluir a série de mensagens em Lucas 13 sem examinar com o amigo este verso 28.
         Vê, meu amigo, as palavras ditas pelo Senhor quando Ele está da tratando condenação daqueles que perseveraram no caminho da perdição, de maneira despreocupada, tranqüila, achando no íntimo que não estavam no caminho da perdição. Cristo em Seu imenso amor procura deixar o assunto bem esclarecido para aqueles judeus cujos olhos espirituais estavam fechados e não podiam enxergar o perigo que estava bem à frente deles. Já tratei sobre o verso 27 onde Cristo mostra o que Deus vai dizer para aquelas almas que serão surpreendidas no sofrimento eterno. Ficou bem claro que elas estarão lá por causa da iniqüidade. Nunca viram o pecado oculto no coração, nunca souberam da maldade de seus corações e acharam que por serem pessoas religiosas, justas aos seus olhos, e pensando desta maneira elas achavam que automaticamente eram herdeiras do Reino de Deus. Mas é exatamente isso o que está ocorrendo com milhares que ainda estão no pecado e nunca foram lavados, purificados de uma vez para sempre no íntimo. A prova é como o pecado domina essas vidas diariamente, de tal maneira que não há nenhum sinal de santidade no comportamento dessas pessoas; não há evidência de tristeza pela maneira iníqua do seu procedimento. Elas vivem uma vida cristã pautada numa forma externa, na aparência, pelo cabelo, pela vestimenta, de tal forma que as pessoas as verão como crentes por fora. Deus não apresenta o homem dessa maneira, porque Ele é visto por Deus no coração.
No verso 28 Cristo acrescenta mais desespero às almas daqueles seus ouvintes enganados. Obviamente o bondoso Mestre procurava levá-los ao conhecimento da verdade salvadora, e é exatamente isso o que o puro e santo evangelho faz. O verdadeiro evangelho tira do homem toda confiança vã; destrói todo alicerce falso para que no desespero da alma o homem possa correr até à fonte da salvação. A palavra de Deus enaltece aos olhos dos homens a gloriosa misericórdia de Deus a qual providenciou gloriosa redenção para a alma aflita, para o pecador aflito e desesperado. Em meio às nuvens negras do desespero, eis que o Espírito de Deus aponta a Cruz de Cristo, o único lugar onde o homem que é terrivelmente culpado pode ser aceito. Por que essas mensagens que aos ouvidos dos homens parecem tão duras? Por que esse pregador continua com suas mensagens tão dolorosas? Assim ele não terá mais nenhum ouvinte. Eu digo e afirmo que sempre terei ouvintes, aqueles que Deus quer que ouçam a Palavra dEle. Essas mensagens são para mostrar aos ouvintes que o perigo é grave, mas a resposta para a alma em busca do socorro, do Grande Advogado que está ao lado do Pai, Jesus, Ele é a propiciação pelos pecados.

Nenhum comentário: