quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

SALVAÇÃO, SANTIDADE E JUÍZO (8)


TEXTOS: Isaías 55:3. Mateus 11:28. Salmo 119. Mateus 7

TREMENDA SANTIDADE: Salmo 6:8

        Amado leitor, meditemos na tremenda santidade do nosso Senhor, o Verbo que se fez carne e vemos para habitar em nosso meio. Temos visto o quanto Sua santidade não foi jamais manchada, porque Ele abominou os malfeitores porque amou a justiça e odiou a iniquidade. Sua gloriosa santidade via o homem no coração e percebia as provocações, rebeliões, hipocrisias, trapaças e manipulações dos homens. Essas atitudes eram vistas por Ele como dignas de reprovação e condenação. Por outro lado, em Sua santidade Ele via os pecadores chamados, como eles vinham à busca de justiça perfeita e como queriam contemplar e andar pelo caminho reto que conduz à vida eterna. Foi assim que os discípulos compreenderam a grandeza e glória do Filho em Seus ensinos e obras, por isso disseram: “Para onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna...”.

        Em Sua santidade, o Senhor também rechaçou toda oposição ferrenha contra a vontade de Deus. O que para os homens parecia amizade e até mesmo demonstração de amor humano, para o Senhor não passava de obstáculos do diabo. Em tudo o Senhor via o quanto satanás usava os homens, na tentativa de dissuadir o Mestre de tomar o rumo do Calvário. Em tudo homens e anjos caídos queria tirar o Senhor da rota em cumprir a vontade soberana do Pai. Então, vemos o quanto a santidade do Senhor era banhada do Seu amor e o amor Dele era batizado na Sua santidade. Então, podemos dizer que a santidade do Senhor transitou perfeitamente pelas vias da bondade, amor, justiça, retidão, prudência, sabedoria e separação. Nisso tudo estava o Senhor imbuído de Sua glória.

        Também, nessa santidade passou o mesmo Espírito de santidade aos salvos. Ao invés de conceder espada e outras armas usadas para combate terrestre, nosso Senhor encheu Seus discípulos Dele mesmo, na presença do Seu Espírito, a fim de que os santos pudessem entender esta verdade: “Cristo em vós, esperança da glória”. Ele dá poder aos santos para serem cheios de compaixão, sem se misturar com o mal. Eis aí a maravilhosa verdade que envolve a vida dos crentes em Cristo de um mistério insondável para o mundo. Como é que seres humanos podem transitar por este mundo, sendo vencedores em todos os aspectos da vida, até que enfrentem a morte de forma triunfante? É possível isso? Sim! Pelo poder do Espírito Santo Ele ensina os salvos a odiar o mundo, ofendendo ao pecado e oferecendo amor genuíno aos homens no pecado. Não é isso incrível?

        Os crentes em Cristo estão no mundo vivendo sob o poder do Senhor vivendo neles e por eles, e sendo eles, não como se fossem elementos de outros planetas. Os salvos os verdadeiros homens que deveriam ocupar o planeta. Eles são obras da nova criação de Deus postos no mundo para brilhar a luz do céu na terra. Eles são os elementos vistos como pessoas do céu na terra; são pessoas que não conhecerão a morte eterna e Deus afirma que é e será para sempre o Deus deles. Então, temos aí essas maravilhas dessa tremenda santidade do Senhor e os salvos participam dessa santidade, não por um imperativo terreno, mas porque nasceram de novo no Espírito de santidade.

Nenhum comentário: