terça-feira, 21 de dezembro de 2021

POR QUE O HOMEM NÃO QUER IR A CRISTO (1)

 

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)

INTRODUÇÃO:      

        Como o evangelho moderno tem enganado o povo! Corre por todos os lugares a idéia de que os homens têm Jesus e milhares estão convencidos de que estão de mãos dadas com Cristo. Mas, no capítulo 5 de João nosso Senhor mostra exatamente o contrário. Neste cap. nosso Senhor mostra aquele povo a terrível ignorância espiritual que envolvia suas vidas, porque mesmo que examinassem as Escrituras, seus olhos estavam cegos, não viam a verdade a respeito da salvação que Deus haveria de mandar. Se querem entender o que é o homem em sua condição de morto em seus pecados, eis aí o capítulo 5 de João expondo essa verdade com real clareza. Ele diz aos judeus idólatras e assassinos que Ele e o Pai estão trabalhando até agora, realizando o trabalho de vivificação dos pecadores, devido ao fato que quando o pecado entrou no mundo, todos morreram no pecado.

        Muitos são os que tomam o verso 40 de João 5 para tentar provar que o homem tem o poder de decisão, pois não querem ir a Cristo: “E não quereis vir a mim...”. Mas quando examinamos à luz do contexto vemos que o Senhor está declarando que o poder de decisão do homem foi arrancado pelo poder do pecado e da morte. Claramente vemos que o verso não está ensinando absolutamente nada acerca do livre-arbítrio, uma vez que ele está morto. E sabe qual é a maior prova disso é que não quer ir a Cristo, da mesma forma que um morto não quer ouvir, falar ou agir. Então, veja bem o que o Senhor mostra numa doutrina incrivelmente profunda e abrangente. Toda essa confusão criada pelo homem é por falta de entendimento sobre o efeito terrível do pecado – a morte.

        Nós pensamos que com o tempo a situação mudou; pensamos que hoje o homem é menos morto do que antes; pensamos no homem moderno, capaz, capaz e cercado de tecnologia, cultura e poder. Mas a situação é a mesma em nossos dias, porque quando todos estão cercados de falsos mestres, o povo continua na ignorância espiritual e parte para a condenação eterna. Cristo mostra que não há religião, não há condição social que possa mudar o homem e fazê-lo correr para Cristo. Por quê? A resposta é claramente mostrada nesse verso: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. Exatamente o que ocorre com um morto. É importante que todos aqui saibam que só tem dois grupos no mundo: os mortos e os vivos.

        Eis então a resposta categórica do nosso Senhor. Suas palavras dirigidas aos judeus: “E não quereis vir a mim para terdes vida” trazem consigo o amplo ensino da condição do homem no pecado. Será esse o assunto que abordarei nas próximas páginas, na esperança de ajudar meus leitores na compreensão do verdadeiro evangelho. Não temos que facilitar a mensagem. Não somos nós os donos da mensagem santa; não fomos autorizados a abrir um caminho de melhor acesso a Deus. O homem é morto, se fizermos o que achamos melhor, estaremos prejudicando e enchendo a igreja de defuntos espirituais. Minha esperança é que o tema desperte a atenção de todos e que haja temor nos crentes quando souberem com mais profundidade o que eram; que foram chamados por Deus da morte para a vida. Também importa que o ambiente no mundo seja propício para o acesso do Senhor por meio do evangelho, a fim de chamar os perdidos e mortos da triste condição na qual se encontram.

        Que o Senhor me dê sua inspiração e graça para expor esse assunto tão importante para a glória Dele e para a edificação do Seu povo, num mundo tomado de mentiras perigosíssimas que hoje circulam até nos meios evangélicos.

Nenhum comentário: