segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

SALVAÇÃO, SANTIDADE E JUÍZO (11 de 11)


TEXTOS: Isaías 55:3. Mateus 11:28. Salmo 119. Mateus 7

TREMENDO JUÍZO (Mateus 7)

        Temos chegado agora ao juízo e o assunto é tão tremendo na bíblia quanto é a salvação e santidade. A razão é que o mesmo Deus que salva adverte aos homens do iminente juízo que virá. Onde há salvação, também aparece o juízo na mensagem. Onde há o privilégio da verdade da cruz, também ali está o fato que Deus há de punir os rebeldes. O mais que eu tente e me esforce em explicar isso, com certeza não serei tão bem claro como deveria ser. Digo isso porque o movimento evangélico de hoje tende a não falar aos homens sobre o juízo que há de vir. Satanás tudo tem feito para arrancar as mensagens de juízo que temos nas antigas músicas. Por que fazem isso? A razão é que quando a mensagem de salvação não é a mensagem verdadeiro, então não haverá santidade nem advertência aos homens acerca do juízo.

        Mas vamos agarrar agora à palavra de Deus, porque ela tem sua resposta a isso. Nosso Senhor jamais deixou de falar acerca do juízo; suas mensagens eram cravejadas de graça, verdade e juízo, por essa razão trazia alegria aos perdidos e fazia emergir o ódio dos inimigos. Nosso Senhor jamais deixou de encarar os hipócritas fariseus com a verdade que eles eram herdeiros do inferno. Foi essa a mensagem dos apóstolos também. Não podemos esquecer de Paulo trazendo uma mensagem na prisão e fazendo o governador Félix sair espavorido quando tratou da ira vindoura. Também, os que se convertiam manifestavam no viver um misto de alegria e temor ao Senhor. Os crentes da igreja da igreja em Tessalonicenses após a conversão pegaram seus ídolos e jogaram fora e passaram a servir ao Deus vivo e verdadeiro (capítulo 1 de 1 Tessalonicenses). Os profetas também foram batizados nessa mensagem de juízo que levaram ao povo, sempre erguendo a real advertência para que a nação de Israel, bem como outras nações receberiam sérios castigos da parte de Deus.

        Não serei prolixo nessa verdade, mas apenas sinalizo o fato que o Deus que está assentado no trono de misericórdia, também estará assentado no trono de juízo para julgar. O fato é que a humilhação do Filho não o trancou no mundo. Seu serviço perfeito fez com que o Pai O elevasse à glória de ter o Nome acima de todo nome. As palavras dirigidas aos quebrantados são poderosas para atrair os eleitos, porque eles pertencem ao Seu povo. As palavras dirigidas aos não eleitos serão poderosas para empurrá-los para a desgraça eterna. Aprendemos que na chamada salvadora há honras e bênçãos eternais. Por outro lado, na ordem de juízo haverá horror e terror para sempre. Devemos saber que o  Senhor que odiou a iniquidade aqui será assim para sempre. A mensagem da graça faz brilhar mais intensamente o juízo que virá aos perdidos. Os que creem têm a vida eterna e os que permanecem rebeldes têm sobre si a ira de Deus (João 3:36). Também, devemos saber que o mesmo amor que atuou em salvar, será o amor que jamais mudará para a eternidade.

        Diante da tremenda salvação qual é a sua atitude agora? Humilhação ou postura de orgulho?   O evangelho chega até aos homens, para que todos se humilhem, se arrependam dos seus pecados e se convertam ao Filho de Deus. O viver dos salvos deve demonstrar que foram salvos e que agora vivem em santo temor ao Senhor, agradando a Ele em tudo.

Nenhum comentário: