terça-feira, 6 de outubro de 2020

“ CONHECENDO A PRECIOSIDADE DO FILHO” (5)

 


“E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17)

O AMADO FILHO DE DEUS

        Positivamente, Deus exibe a glória dessa comunhão de amor, de alegria, de prazer mútuo, existente entre essas Pessoas: “Este é o meu filho Amado em quem me comprazo”. Nos relacionamentos humanos não existe isso que envolve satisfação, a não ser naquilo que os homens egoisticamente querem. No entrelace humano sempre há discórdia, ódio, rancor, ciúme, inveja, etc. tudo o que envolvem as manifestações pecaminosas. Isso ocorre por causa da individualidade pecaminosa do homem. No pecado cada ser humano quer ser divinizado como deus, assim os outros são tratados com desprezo, ou mesmo tratado para servir aos interesses egoístas.

        Na divindade há individualidade sim, pois cada Pessoa da divindade é Deus completo. Não há deformidade na divindade, pois cada Pessoa é gloriosamente divina. Não tem na divindade uma Pessoa que é mais elevada em glória que a outra. Nosso Senhor Jesus não perdeu Sua divindade, Ele apenas a ocultou na Sua humilhação. Mas já pude mostrar que na transfiguração Ele mostrou Sua glória que transcendeu toda aparência obtida na condição de homem. Notemos como Lúcifer desde a queda sempre quis ser elevado em glória divina e toda sua atuação desde sua queda sempre foi operar em vão neste mundo, a fim de obter tal glória.

        Na divindade, entretanto não é assim. São três Pessoas, mas não três deuses, porque é impossível existir 3 deuses. São 3 Pessoas que têm prazer, alegria, satisfação e glória mútua. Na divindade há festa da pureza, santidade e grandeza de Deus; na divindade há esse intercâmbio de amor e sentimentos eternos. Na divindade há comunicação de real prazer, porque dentro desse contexto há riquezas, glórias, majestade, poder, glória, etc. tudo o que envolve grandeza num contexto de eternidade.

        Foi isso o que o Pai transmitiu nesse texto de Mateus 3:17. Para que todos pudessem entender a linguagem divina, Deus comunica Sua apreciação pelo Filho usando linguagem humana. José era o filho amado de Jacó, mas seu sofrimento no Egito foi algo que humanamente experimentou sozinho, pois seu pai, longe tinha o coração enlutado, sofrendo no íntimo por um filho que para ele estava morto. Mas no caso do Senhor, eis que o Pai faz ouvir Sua voz para dizer que ali estava Seu Filho e não filho de José com Maria. Ali estava Seu Filho Amado e o Pai tinha prazer Nele.

        Que preciosa lição! Deus só tem prazer naquilo que envolve santidade, então Seu Filho é puro e perfeito. Deus se compraz naquilo que é justo e ali estava o perfeito Justo. Em Cristo, mesmo marcado por fora pela sua humilhação estava tudo o que o Pai amava: pureza, justiça, amor, obediência, santidade, irradiante beleza, etc. tudo isso com perfeição. Nada houve no Filho que atraísse a ira de Deus, senão quando Ele se tornou pecado por nós ali na cruz.

        Assim vemos um pouquinho só o que realmente significa isso. Estamos vendo tudo isso no resplendor da glória; presenciamos um pouquinho a admiração do Pai ao Filho, admiração tal que jamais foi anulada. O Pai amado acompanhou o Filho amado em toda essa trajetória, mirou sua incrível atitude de obediência, mesmo se subordinando as limitações humanas. O Filho eternamente amado estava ali como perfeito Homem amado pelo Pai.

Nenhum comentário: