sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A FONTE DA FELICIDADE (4)


“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele a quem Deus não imputa maldade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1,2

A APRESENTAÇÃO DA FELICIDADE (verso 1)

        Entro agora nos detalhes do primeiro verso do Salmo 32, porque imediatamente vemos como as santas palavras dirigidas a nós pelo Espírito Santo revelam o fato que somente os ouvidos da fé podem compreender a linguagem divina. Os tesouros da graça são estranhos aos propósitos e perspectivas dos ímpios. O texto começa com as palavras: “Bem-aventurado...”, aliás muito usada em toda bíblia. O que significa isso? Não é ser feliz? Claro! Porém, em nada trata de uma felicidade que traz explosão de alegria à natureza carnal do homem.

        Notemos o que ocorreu quando o anjo disse a Maria que ela era uma pessoa bem-aventurada, porque fora escolhida para ficar grávida do Espírito Santo e dar à luz o Filho de Deus. Maria, naquele momento não saltou de alegria, mas procurou entender tudo o que estava envolvendo isso. Ela era noiva de José e ficar grávida antes do seu casamento traria graves consequências à sua vida e seu relacionamento. Mas assim que soube que aquilo era obra de Deus para trazer ao mundo o Messias prometido, humildemente Maria consagrou sua vida e seu corpo para tal finalidade. A felicidade dela foi brotando à medida que as coisas foram acontecendo; a felicidade dela foi imensamente transformada em júbilo louvor e exaltação. Notemos que a fé daquela crente pode entender as maravilhas de ser participante dos propósitos santos e eternos de Deus.

        Posso então afirmar que a felicidade conforme apresentada no Salmo 32:1 é aquela que vem para avisar ao homem que ele é feliz! É como um mendigo que inesperadamente é pego de surpresa com o aviso que ele agora se tornou um milionário. Essa é a bem-aventurança exposta por Deus em Sua Palavra. Nota-se que nosso Senhor usa essa expressão: “Bem-aventurado” no início do Sermão do Monte. Incrível e maravilhosa mensagem, porque o Rei do céu traz essas novas aos homens, acerca de coisas desconhecidas aqui (Mateus 5). Ele está dizendo aos fariseus o quanto suas leis e seus princípios religiosos só traziam miséria, devido a ausência de justiça perfeita.

        Então, o que entendemos é que a “Bem-aventurança” apresentada no Salmo 32 nada tem a ver com a felicidade tosca e cheia de ilusão tão buscada aqui no mundo. Notamos isso em nossos dias, como a busca incessante hoje é justamente pela felicidade mundana que vem travestida de religiosa e denominada de “evangélica”. A “Bem-aventurança” conforme nos é apresentada no Salmo 32 é um monumento santo, erguida com justiça e cheia das belas cores da graça divina. Tenho percebido que algumas pessoas chegaram aos nossos cultos nestes últimos anos, mas era perceptível a busca por felicidade aqui, como casamento recuperado, melhora financeira, problemas psicológicos, e coisas semelhantes. Mas minhas mensagens não tinha nada disso a oferecer então tais pessoas saíam sem querer retornar.

        Assim chegamos perante essa casa da felicidade de Deus, estamos olhando a fachada dela onde está escrito: “Bem-aventurado!”. O Deus da bíblia tem algo a dar daquilo que tanto interessa aos homens em seus desejos mundanos e egoístas? Claro que não! Nosso Senhor sempre abordou os homens com mensagens relacionadas às coisas celestiais e no Salmo 32 Ele mantém a mesma mensagem de sempre. Noutras palavras, o Salmo 32 é uma apresentação do verdadeiro, glorioso e santo evangelho que costumo denominar ser “o evangelho da glória de Cristo”. Esse é o evangelho que aponta a porta da felicidade aberta a todos que quei

Nenhum comentário: