sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A FONTE DA FELICIDADE (12 de 12)

 

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele a quem Deus não imputa maldade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1,2

O AVALIADOR DO HOMEM FELIZ

        Amado leitor, quando homens encaram seus pecados e em confissão chegam ao Senhor, o Deus do perdão e purificação, então a felicidade é encarada pela fé. Como isso difere do mundo e dos pensamentos dos homens naturais! Para os mundanos, felicidade é achada nos bens e nas circunstâncias favoráveis aqui, por isso os homens sempre estão buscando pensamentos positivos. Biblicamente a felicidade é achada em Deus e pronto. O homem que crê encara esse fato há de viver disso, conforme diz Habacuque 2:4: “...o justo viverá da fé”. Há sentimentos nessa felicidade? Claro que sim! Mas é bom perceber que os verdadeiros sentimentos brotam quando pisamos no solo da verdade e a vida será vista em sua dimensão quando sei que Deus perdoou todos os meus pecados e cobriu minha culpa que me tornava legalmente um réu herdeiro do inferno.

        Assim, a fé lida com Deus, seguindo as diretrizes da palavra Dele; a fé sabe que o Deus que prometeu não pode mentir e que Ele, em Cristo já tomou toda providência, de forma perfeita, suficiente e eterna, a fim de que o homem perdoado seja de fato uma alma bem-aventurada. Não estamos lidando com ambiguidade, mas sim com algo definido e ortodoxo e isso que faz a vida correta, justa e santa. A felicidade bíblica se estriba nisso; a fé se estrutura nos documentos da revelação de Deus e é disso que a felicidade dá início e conquista as alturas até chegar à perfeição. Não estamos lidando com mera religiosidade efêmera e passageira; não estamos lidando com sentimentalismo oco e inútil.

        Mais do que isso, o texto do Salmo 32:1 no eleva ao calvário, porque ali vemos que Deus sempre lidou com o pecador na base do sangue e nisso não há barreiras. A redenção pelo sangue é para todo o que crê e nisso não há diferença, porquanto judeu e pessoa de qualquer nação no mundo pode obter essa mesma felicidade. A felicidade bíblica Deus a entregou aos pecadores, porque está solidamente firmada na redenção. Mesmo que estamos lidando com Velho Testamento, mas a verdade é a mesma. Tudo na estrutura bíblica revela o Cordeiro. Quando Jesus falou de Moisés para os judeus em João 5:46, Ele afirmou que em seus escritos Moisés falou acerca Dele. A fé se apoia nesses fatos da cruz e qualquer coisa fora disso não passa de engano. Foi nessa verdade do sangue expiador e do Cordeiro substitutivo que os santos do Velho Testamento correram e acharam abrigo e refúgio.

        Assim, a fé está firmada na redenção: “Na redenção firmado estou, meu cativeiro já findou”. Deus comunica esses fatos impressionantes ao coração do pecador que se aproxima Dele, porque teve os ouvidos abertos para ouvir a Palavra da verdade. Amigo, onde sua fé está firmada? Seu viver de crente está firmado pela fé na redenção? Está certo que o Deus do Salmo 32 já perdoou todas as suas iniquidades e cobriu sua culpa mediante o sangue do Seu Filho? Se houve isso então é certo que habita em seu coração a real felicidade. Deus afirma que você é uma alma bem-aventurada e não há neste mundo alguém mais feliz do que você. Incrível! Deus perdoou em Cristo todos os seus pecados! Maravilhosa notícia! Deus cobriu sua culpa de tal maneira que você se tornou justo e aceito perante Ele.

        Não é a ausência dessas verdades que tem feito com que muitos tropecem num viver enganoso? Quem são os crentes? São pessoas salvas, felizes para sempre e nada, nada mesmo pode arranca-los dessa condição. Eles são os habitantes do céu e herdeiros com Cristo. Aleluia! Glórias ao Cordeiro que tomou nosso lugar para nos tornar pessoas eternamente bem-aventuradas

Nenhum comentário: