terça-feira, 6 de outubro de 2020

A FONTE DA FELICIDADE (5)


“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele a quem Deus não imputa maldade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1,2

A APRESENTAÇÃO DA FELICIDADE (verso 1)

        Vemos que logo no início desse maravilhoso Salmo, Deus apresenta aos homens a fonte da felicidade. Ele abre a porta da graça e mostra como pecadores podem se tornar bem-aventurados num mundo cheio da desgraça do pecado. Ele diz que todo aquele que achar essa fonte é alguém bem-aventurado. Não há nenhuma porção mágica para tomar; nenhuma palavra mágica que deverá ouvir. Ele com comunicação clara e sem qualquer equívoco diz que é bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Não há dúvida que devemos investigar de coração essas palavras ditas pelo nosso Deus, justamente porque Ele não pode mentir. Tais palavras deveriam ser a causa da busca de todos os homens neste mundo, porque todos querem ser felizes. Digo mais que essas palavras de bem-aventuranças sempre foram ditas por Deus aos homens desde que o pecado entrou.

        Também, importa que saibamos que essa fonte da felicidade é achada pela fé. Falo isso por causa de nossa tendência à superstição e práticas idólatras. A razão é que queremos uma bem-aventurança do nosso ponto de vista. Assim desprezamos o modo de Deus em tratar conosco. Mas no texto vemos como o Deus da bíblia está mostrando que não há outro meio, não há outro caminho nem outra felicidade fora daquilo que nos é apresentado em Sua palavra. Como é triste ver a loucura do homem no pecado! É triste ver o quanto despreza as palavras de Deus para ir à busca da ilusão. A porta da felicidade está escancarada perante o pecador, mas ele passa de largo e ignora completamente porquanto a voz do mundo vem com imponência, dizendo a todos o quanto o mundo oferece o melhor.

        Também, essa felicidade é achada pela fé, porque nada Deus há de mostrar que leve os homens a tratar a felicidade divina com importância. Nada há tangível nem atraente à carne. Nada há que mostre fama, riquezas ou mesmo beleza física. O que temos no Salmo 32 é mistério que Deus mostra pela revelação bíblica e os que creem podem ter acesso. O que Deus transmite ali é para o homem do coração, o verdadeiro homem, o que realmente tem sentido para Deus. O mundo vive da aparência, por isso vai lidar com as aparências.

        Outro detalhe é que nada disso é achado no meio dos homens. Essa fonte da felicidade vem do céu; são joias conquistadas pela graça maravilhosa do Senhor, cuja história nos é transmitida em toda Escritura. Neste mundo sempre acharemos satanás tentando imitar Deus com propostas admiráveis, exatamente como ele está fazendo em nossos dias, ludibriando milhares com sonhos financeiros travestidos de espiritualidade. Notemos que as alegrias evangélicas de hoje são momentâneas. Notemos que a divindade apresenta no cenário religioso destes dias nada tem a ver com o que temos no Salmo 32. A mensagem do evangelho nunca mudou; o homem de hoje é o mesmo dos dias de Caim; os homens são os de sempre, revoltados contra Deus e amantes do mundo.

        Notemos que tudo funciona como ocorreu desde o princípio, pois a porta do Paraíso está aberta; o caminho da salvação é o mesmo caminho, como foi apresentado a Abel. Notemos que a mensagem do Salmo 32 é a que sempre Deus ofereceu aos pecadores em todo tempo. Essa mensagem passa acima da lei e mostra o quanto tudo aquilo que vemos nas cerimônias não passavam de símbolos, sombras e tipos, tudo o que agora, à luz da graça nos faz ver a verdade que se desenrola nesse tão impressionante Salmo 32:1: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão...”

Nenhum comentário: