segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A FONTE DA FELICIDADE (8)

 

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele a quem Deus não imputa maldade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1,2

A APRESENTAÇÃO DA FELICIDADE (verso 1)

        É claro no texto que Deus mostra que todo problema do homem foi seu pecado contra Ele – o Deus santo, criador e glorioso. Não há qualquer indício de desvio de assunto. Assim, Deus mostra que não somente Ele é a fonte da felicidade, como também é o Doador da felicidade. Diante desse fato podemos entender quão grande diferença tem essa mensagem, quando comparada com a mensagem desse moderno evangelho. A razão é que tudo hoje é focado no homem, em seus problemas e sua necessidade de viver no prazer. O hedonismo está presente em tudo e de uma forma diabólica se ajuntou com o sistema evangélico atual, tão ligado ao ecumenismo. Hoje tudo está voltado ao que eu sinto, penso e quero, até mesmos os cultos têm em vista suprir essa carência de felicidade mundana e carnal que os homens desesperadamente buscam.

        Mas quero mostrar aqui o quanto esse sistema moderno não pode achar nenhum respaldo bíblico, a fim de garantir sua sobrevivência. Deus não lida com o homem de fora, ou até mesmo com seus problemas psicológicos, mas sim com seu coração, noutras palavras, Deus lida com a consciência do homem. Notemos como Jeremias percebeu isso no capítulo 3 de Lamentações, pois ali ele pode compreender o engano dos queixumes dos homens. Deus havia ordenado que o exército babilônico chegasse e destruísse Jerusalém. A pergunta é a seguinte: Deus era culpado desse acontecimento que resultou na morte e exílio de milhares? Claro que não. Segue-se a pergunta: “Por que pois se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lamentações 3:39)

        Estou ressaltando isso para mostrar o quanto a verdade prevalece de que se os homens não reconhecerem sua condição de culpados perante Deus eles continuarão na miséria, desgraça e infelicidade aqui e para sempre. Tudo hoje está sendo feito para minimizar o pecado; tudo satanás está fazendo para que todos se sintam felizes com suas práticas iniquas. Mas os resultados estão mostrando o quanto a ira de Deus está presente neste sistema transgressor, quantos lares destruídos, quantos maldades aumentando e quanta violência e assassinato ocorrem dia a dia.

        Por que tudo isso? A razão é que as coisas não são tratadas conforme a palavra de Deus. Homens e mulheres vão às igrejas à busca de autoajuda e não para lidar com suas iniquidades perante Deus. Eles vão à busca de bons sentimentos e da suposta presença de Deus e assim todo culto é feito de tal maneira que agrade as pessoas ali. Mas notem o que diz o Salmo 32, bem como toda Escritura, que o problema é a culpa do homem diante de Deus. O próprio verso 1 responde ao afirmar que o homem bem-aventurado é aquele que tem sua iniquidade perdoada e a culpa do pecado coberta. Eis aí Deus trazendo à lume Seu perdão e justificação. Não há como fugir disso sem sofrer as terríveis consequências.

        O Senhor mostra a causa da desgraça: a presença do pecado e da iniquidade e esses males estão alojados no coração, é interno e não externo. O que vemos ocorrendo do lado de fora são consequências que vão se avolumando dia a dia. Buscar felicidade fora do perdão e da justiça da parte de Deus é caminhar para a miséria maior; é ajuntar lenha para ser consumido pelo fogo da ira. Vejo pessoas e mais pessoas, jovens e adultos e até mesmo idosos se atirando nas maldades dos seus pecados. Eles estão tentando fabricar felicidade aqui e na cegueira não percebem que a felicidade que tanto buscam aqui vem agora e desaparece como fumaça. Não sabem que estão trabalhando em vão neste sistema enganador.

Nenhum comentário: