quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A FONTE DA FELICIDADE (3)

 

                      

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele a quem Deus não imputa maldade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1,2

A APRESENTAÇÃO DA FELICIDADE (verso 1)

        Tendo dado a introdução necessária, entremos agora nos pormenores desse verso tão impressionante e oportuno, como agua cristalina para almas sedentas. Para mim o Salmo 32 nesses dois primeiros versos são inspirações do evangelho que parte diretamente da boca de Deus. Afirmo isso porque Paulo, de forma inspirada toma esse verso para enriquecer o tema tratado em Romanos 4, sobre justificação.

        As razões pelas quais esse Salmo chegou até nós, afirmam que trata-se de um relato do pecado de Davi com Bate-Seba. Pode bem ser, mas este Salmo difere do Salmo 51, no sentido de que aquele Salmo trata da reação imediata de Davi, assim que Natã notificou-o que ele era o autor das duas perversidades cometidas contra a mulher de um homem e o assassinato de um inocente. O Salmo 32 pode ter sido escrito após o Salmo 51. No Salmo 32 Davi conta sua experiência a todos, enquanto no Salmo 51 Ele está falando diretamente com Deus. No Salmo 32 Deus está tomando essa experiência de Davi, a fim de mostrar o que significa a salvação bíblica e como deve viver um crente, se realmente quiser entender o real significado de felicidade na vida.

        Estou usando o tema “A fonte da felicidade”, mas sei que não trarei a linguagem que todos gostariam de ouvir, porquanto ser feliz na bíblia traz um sentido completamente oposto ao entendimento do homem natural. Os ímpios dirão que esse será um discurso duro de ouvir; será um pão vil e desprezível, como foi o maná para um Israel rebelde. Expor o que Deus está nos mostrando no Salmo 32 em nada tocará no coração endurecido do homem no pecado, porquanto ele vive dos seus sentidos. Felicidade ao homem no pecado é usufruir em todos os aspectos da vida, daquilo que o mundo aqui pode oferecer.

        A felicidade exposta por Deus só será experimentada por aqueles que creem nesse Deus da bíblia. Ele não está mentido, porque Ele não pode mentir. A felicidade que emana Dele não acende o pavio da natureza carnal e mundana do homem no pecado, porque nada há de encanto nessa felicidade. Na felicidade mundana o homem quer se sentir sozinho, sem qualquer liderança externa na vida; o homem no pecado quer comandar sua própria vida e acha que é esse o segredo da felicidade. O Salmo 32 é diferente, pois mostra como tudo começa e como vai avançando na vida de um homem que está sob a liderança de Deus. Na felicidade do mundo é o homem pensando que vai sozinho, sem perceber as atividades do diabo à frente. Na felicidade bíblica, conforme apresentada no Salmo 32, vemos o homem achado por Deus e tendo esse Deus no comando da vida.

        Assim, vemos que a felicidade apresentada no Salmo 32 tem consigo uma diferença tremenda daquela que o mundo oferece. A do Salmo 32 revela os pensamentos de Deus, os quais são infinitamente mais altos do que os pensamentos mundanos do homem no pecado. Tudo isso é mostrado com clareza em toda extensão da palavra de Deus. Vemos como Deus tirou Israel do Egito e levou o povo pelo deserto, até chegar à terra prometida. Ele não pediu permissão para ver a opinião do povo. Ele simplesmente guiou seus escolhidos e mostrou no fim o que significa ser feliz.

        Assim estamos vendo que o termo “bem-aventurado” em nada se iguala àquilo que os homens buscam aqui. Tudo começa com Deus e segue adiante com Deus e em Deus. Nada do homem. Agora, o que é melhor? O que você amigo, entende e procura em termos de felicidade?

Nenhum comentário: