sábado, 9 de novembro de 2019

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS? (9 de 10)



“Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).
EXEMPLOS DO CRER VERDADEIRO
        É claro que há diferenças nas conversões, pois nem todos os convertidos tiveram as mesmas experiências. Algumas manifestações da fé ocorrem em casa, num culto de oração, num culto de uma pregação evangelística, numa prisão, num leito de dor à beira da morte. Quantas experiências dramáticas de conversão! Mas a fé é a mesma e a obra feita pelo Espírito vivificador é a mesma em todos. Convém que analisemos essas verdades à luz da bíblia e meu intuito é mostrar o que acontece quando a fé é a genuína fé. As circunstâncias são diferentes, mas a fé que salva é comum a todos e todos os salvos podem juntos confessar: “Cristo morreu pelos nossos pecados”.
        O que aconteceu na conversão de Mateus? Não é verdade que ele deixou seu serviço e simplesmente passou a seguir a Cristo, obedecendo o “segue-me” do Senhor? Como podemos explicar isso? Como pode o homem no pecado deixar tudo para seguir o Senhor? Quem é que por si mesmo deseja isso? Pois é, não houve ali nenhuma manifestação de choro, angústia ou desespero; ali estava um homem igual a todos; ali estava um pecador semelhante a qualquer pecador no mundo. O que aconteceu foi que o milagre da graça operou no coração de Mateus essa fé que lhe fez disposto a obedecer, deixando tudo para definitivamente seguir o Mestre e Senhor (Mateus 9:9). Ora, não precisamos discutir muito sobre questões teológicas acerca desse fato, porque não demorou em que Mateus foi procurar seus amigos e colegas e chamou Jesus para esse encontrou admirável. São os frutos de uma fé firme fé que provarão se houve ou não o chamado eficaz.
        O livro de Lucas está cheio desses eventos evangelísticos do Senhor. O episódio da mulher adúltera é um dos acontecimentos mais impressionantes relatados nesse livro. O que aconteceu com aquela mulher? Ora, sabemos que ela era uma adúltera e que pela lei de Moisés deveria ser apedrejada. Se não houver uma intervenção de Deus a natureza maligna do pecado leva a pessoa a viver como errante até sua morte, ou mesmo a entregar-se à prostituição. Mas naquela pobre mulher ocorria um trabalho maravilhoso da graça operante. Sua alma estava aflita e ela queria obter de Deus o perdão dos seus pecados e como resultado do perdão ela desejava paz. O Espírito Santo lhe direcionou ao lugar certo, pois ela pode achar o Senhor ali na casa de Simão (Lucas 7:48-50). Que incrível encontro! Ali estava uma alma caída aos pés do Senhor! Ela sabia que se achava perante o grande Messias prometido. Ela fixou-se em plena fé perante Ele e achou tudo o que tanto sua alma queria. O Senhor conhecia seu coração, sabia que ali estava uma alma confessa e então lhe entregou o perdão completo e paz completa. Eis aí uma demonstração da vívida fé que foi entregue aos santos.
        Creio que o cego de nascença mostra também o real significado prático da fé bíblica (João 9). Foi mais do que mero milagre físico; foi algo no coração, porque aquele moço destaca sua sincera fé em demonstração de plena coragem. Ele não se acovardou diante das ameaças dos líderes religiosos, os quais queriam perseguir o Senhor. Aquele moço que era cego físico e espiritual agora podia saber que o que fez milagre em seus olhos era o próprio Deus; é possível que ele ouviu acerca do Senhor e quando pode contemplá-lo pode adorá-lo com real prazer.
        Meu amigo, sua fé veio do Senhor? Em seu coração você ama a palavra dele? Você quer obedecê-lo, seguindo-o de todo coração? Então posso garantir que sua fé veio do próprio Deus e foi implantado em seu peito por obra miraculosa do Espírito Santo.



Nenhum comentário: