segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A INDESTRUTÍVEL UNIDADE DA IGREJA (3)



“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (JOÃO 17:21-23:)
O QUE SIGNIFICA UNIDADE
        Devemos saber que não estamos tratando de união, mas sim de unidade. Pode haver união sem unidade. A união exige apenas o grupo, mas a unidade exige mais do que um grupo; na unidade há um só pensamento e um só objetivo. Na unidade tudo funciona como um corpo. Há diferentes membros no corpo humano, mas tudo funciona com uma perfeita unidade, de modo tal que se um membro do corpo estiver fraco ou doente, todo resto do corpo sente. É assim a unidade da igreja. Eu sei que a igreja no mundo parece ser dividida e é necessário que seja assim, mas na mente de Cristo Ele não via Seu povo como nós vemos no mundo. Nosso Senhor refere-se ao Seu povo, Sua noiva que Ele compraria com Seu sangue. Ela possui unidade. Essa unidade aparece no sentido de formar uma coisa só, de maneira que jamais será destruído.
        Como estamos tratando de coisas espirituais e eternas, feitas por Deus é mister que nos envolvamos com pensamentos da unidade divina. Nós cremos na existência de um Deus triuno; não cremos em 3 deuses, mas sim em 3 Pessoas que formam uma unidade chamada de Deus. É disso que entendemos o real significado de unidade. São 3 Pessoas, mas elas são co-iguais, possuindo os mesmos poderes da divindade, de tal maneira que as obras feitas têm em vista a glória de Deus. A unidade divina envolve todos os aspectos, na alegria, felicidade, comunhão, respeito, etc. Essas coisas todas pertencem a Deus de forma perfeita e as 3 Pessoas participam delas. Há em Deus alegria, felicidade, riquezas, emoções, comunhão, etc. e tudo de modo perfeito. Notamos isso nas palavras do Senhor (João 17): “...tu, ó Pai, és em mim, e eu em Ti, para que eles sejam um em nós”. Eis aí o real significado de unidade.
        Aprendemos isso também num casamento. Com profunda tristeza vemos hoje como o casamento está sendo paulatinamente destruído, para a ruina da sociedade. Mas quero ignorar isso, porque devemos lembrar que casamento mostra ser uma unidade. Embora são duas pessoas, elas se tornam de forma mística uma só carne. Há uma ligação incrível de dependência um do outro em todos os aspectos da vida e essa unidade é vista nos filhos, porque trazem consigo os traços do papai e da mamãe. Voltando às palavras do Senhor em Sua ligação com o Pai, vemos essa unidade porque Ele usa termos que nós usamos aqui, como “pai”  e “filho”.
        Na unidade há elementos que lidam nessa ligação incrível. Por exemplo, nosso Senhor fala do amor existente entre Ele e o Pai. Na unidade o que liga é o amor, como sangue que circula em toda essa ligação, mantendo tudo vivo. Podemos pensar na igreja como sendo ela assim, pois nela passa o sangue do amor do Senhor: “Cristo amou a igreja...” . E esse amor indica que há unidade, que não pode haver divisão na igreja do Deus vivo, mesmo que aqui neste mundo vemos separação e até mesmo contendas. Além do amor há a perfeita justiça que une o povo de Deus, formando uma família só. Nenhum crente foi salvo por obras; todos foram alcançados da mesma forma; todos foram justificados e aceitos por Deus mediante o sangue.
        A unidade também é vista pela presença do Espírito Santo. Coletivamente Ele veio habitar na igreja, mas essa verdade é vista individualmente em cada crente. Cada crente, individual prova a unidade da igreja vista coletivamente, porque o Espírito Santo veio habitar em cada crente. Não há crente com mais do Espírito Santo que outro. Alguns podem manifestar mais poder e maturidade, mas não significa que tenha mais do Espírito que outro.
        Que essas verdades venham encher nossos corações de alegria e prazer. A igreja é composta de milhões e milhões de crentes, mas há uma unidade nela. Com a graça de Deus continuaremos a examinar isso à luz das Escrituras.

Nenhum comentário: