sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS? (7)



“Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).
O CRER VERDADEIRO
        Voltemos à verdade conforme nos ensinam as Sagradas Escrituras. O livro de Deus tem luz suficiente que nos exibem o trabalho portentoso da graça na salvação dos pecadores, por isso não precisamos buscar a luz da ciência e nem da filosofia deste mundo. Foi e é inútil o trabalho dos grandes pensadores, filósofos que a história nos mostra, pois eles sempre lutaram para encontrar algo de bom no homem, a fim de trazer uma resposta aos anseios e sofrimentos da sociedade. Quando o mundo pensava que este filósofo tinha a resposta, eis que logo surgia outro para mostrar que as coisas não eram bem assim. Sempre o mundo se achou perdido nas esperanças achadas aqui; logo as luzes acesas eram apagadas, porque não eram luzes vindas da fonte de luz – da palavra do Deus que é luz.
        Em Efésios 2:8 Paulo afirma que a fé não vem de nós, mas sim de Deus. A palavra “isto” no grego está no neutro, indicando que todos os elementos da graça usados por Deus na salvação do crente, incluindo a fé, vêm de Deus. Nós os crentes compreendemos essas verdades como sendo a tão grande salvação. Paulo fala sobre sua salvação, como Deus usou de misericórdia para com ele em 1 Timóteo 1. Ali o apóstolo mostra que foi a ação da fé e do amor que há em Cristo Jesus. Fé é Deus despertando o homem para crer no Filho; fé é o homem que estava morto sendo arrancado da sepultura; é o homem passando a ver, ouvir e entender tudo à luz da verdade de Deus. Nas palavras do cego de nascença, fé significa na prática: “Eu era cego, mas agora vejo”.
        A fé mostra seus sinais de que algo aconteceu. A fé é a demonstração de que algo extraordinário ocorreu com o indivíduo. A está indicando que agora o homem salvo se move em direção a Deus; que seus ouvidos agora estão apurados para ouvir a doce mensagem e que ele abandonou o mundo, a fim de andar rumo ao céu. Sem os sinais da fé tudo está indicando que Deus não agiu.  Notemos bem que fé é algo sobrenatural, que não é possível achar essas coisas na natureza pervertida do homem. Isso opera de tal maneira que não há como a fé vinda de Deus se associar à fé comum que todos os homens possuem. Se não fosse a fé operante do Espírito de Deus na vida de Saulo de Tarso, ele se ergueria da queda em Damasco para perseguir os santos e estar unido com os religiosos e perversos em Jerusalém.
        Noutras palavras, a fé é o mais poderoso sinal de que Deus está operando maravilhas no meio dos homens. O próprio Deus utiliza o que é comum entre nós aqui, a fim de mostrar como os exercícios que despontam a fé é algo sobrenatural. Procuremos entre os religiosos do mundo, quem deles tem sede de vida eterna; quem deles deseja correr para Cristo e beber dessa água, para nunca mais ter sede. Não há! A fé mundana e carnal prefere o mundo com seus sistemas religiosos, cheios de superstições. Quando o convite é acionado por Deus: “Quem tem sede venha a mim e beba” (João 7), é porque a fé operada no coração entende tal verdade.
        A mesma coisa é falada na linguagem da fome, porque a fé que vem de Deus acontece de tal maneira que a pessoa quer só Jesus, para alimentar-se do pão da vida. Ele mesmo se apresentou aos judeus (João 6), dizendo que era Ele o pão que desceu do céu. Mas a multidão quis ouvi-Lo? Não! Eles queriam que o Senhor fizesse novamente o milagre da multiplicação, como fizera anteriormente. Tal verdade é ilustrada também como uma porta aberta, como a porta estreita, onde poucos entram (Mateus 7:13). Eis aí as claras e inequívocas verdades acerca da fé. Que a falsa fé seja silenciada de uma vez e que homens e mulheres comecem a mostrar humilde atitude de confessar seus pecados para crer somente em Jesus e assim serem salvos.

Nenhum comentário: