sábado, 16 de novembro de 2019

A COMPAIXÃO POR NOSSOS SEMELHANTES (2)


“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação”
(ROMANOS 10:1)
OLHANDO OS EXEMPLOS DISSO.
        A compaixão por nossos semelhantes para algo que jamais poderemos alcançar. Sem dúvida é algo que vem de Deus em nós, porque não faz parte de nossa natureza sentir compaixão. A título de esclarecimento, não estou tratando de ter compaixão das pessoas pobres, doentes e que sofrem outros problemas causados pelo pecado neste mundo. Muitos dão de seus bens, a fim de aliviar milhares da fome, como acontece em muitos lugares na África. É claro que muitos santos de Deus já se entregaram, a fim de encarar o sofrimento físico de muitos e sei que muitos deram até mesmo suas vidas para morrer por outros que sofrem. Não devemos ignorar tais atitudes heroicas de homens e mulheres que não somente fizeram isso, mas que ainda estão fazendo nos quatro cantos deste mundo.
        Quero, entretanto olhar o ponto de vista espiritual. Eu creio e prego as doutrinas da graça; creio na eleição incondicional, na depravação total e nos outros pontos que completam o que muitos denominam de “Calvinismo”, mas que eu considero como sendo o puro e santo evangelho. Quem lê minhas mensagens digitadas ou pregadas podem percebem as minhas reais convicções. Sinceramente não me ocupo com outros detalhes e costumes dos calvinistas do passado nem do presente. Meu trabalho consiste em pregar o evangelho que considero ser o evangelho da glória. Não tenho comigo os 5 pontos das doutrinas da graça, a fim de discutir ou até brigar, deixo isso com outros. Quero pregar o evangelho que me foi confiado e que homens santos e fieis pregaram no passado. Para mim o evangelho é completo, tendo tudo o que os homens precisam.
        Mas, o evangelho bíblico deve envolver nossas vidas em compaixão. Veja bem, sei que o Senhor está salvando e irá salvar os eleitos, porque Ele conhece os que de antemão conheceu. Mas quanto aos não eleitos? A resposta é que eu não sei quem são eles. Ninguém tem o título de eleito na testa ou na mão. Conhecemos o povo eleito na conversão. Eu sei que sou um dos eleitos de Deus, porque Ele me salvou dos meus pecados, o que eu jamais poderia fazer por mim mesmo. Mas, o que fazer com os milhares que vivem ao nosso derredor; com os que se encontram nas trevas, cegos, surdos, mudos e paralíticos espiritualmente? O que fazer com um mundo que odeia Deus e que odeia o povo de Deus. Enquanto estivermos aqui viveremos ao lado deles. Alguns crentes têm parentes não crentes; nossos vizinhos, amigos, colegas de escolas e de trabalho, etc. eles são muitos.
        O que acontece normalmente é que esquecemos deles. Muitos se acomodam e deitam no gostoso “colchão” da eleição e ali se sentem confortados. Mas a mensagem vem para nos dar um “beliscão” nos fazer lembrar que estamos no mundo; que milhões vão morrer e irão para o inferno; que eles estão em Adão, mas que nós também estávamos em Adão anteriormente. Eles são nossos semelhantes; temos o mesmo sangue, falamos a mesma língua, etc. Podemos nós sentir as compaixões de Deus por eles? Podemos nós desejar que eles também sejam salvos? Podemos nós tentar, como que agarrá-los, para que eles não caiam no inferno? Ora, foi isso o que Paulo mostrou em Romanos 10:1 e espero que seja algo que nos motive a dar um passo gigantesco nesse desafio

Nenhum comentário: