terça-feira, 19 de novembro de 2019

A INDESTRUTÍVEL UNIDADE DA IGREJA (4)


                   
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (JOÃO 17:21-23:)
O QUE SIGNIFICA UNIDADE
        Na página anterior procurei mostrar através da própria bíblia o que significa unidade. Nosso Senhor está lidando com Seu povo eleito, o povo por quem Ele se entregou na cruz, pela igreja que Ele amou e a comprou com Seu sangue. A igreja forma uma unidade, como é um corpo, por isso que Paulo usou essa figura de linguagem em 1 Coríntios, a fim de tratar sobre esse assunto. O fato é que, embora no mundo a igreja de Deus não mostra unidade, parecendo dispersa e separada, realmente a igreja de Deus é uma verdadeira unidade ligada a Cristo. Paulo fala de Cristo como cabeça e a igreja como Seu corpo. Ora, isso é unidade.
        Não esqueçamos que a igreja toda, no mundo inteiro participa igualmente das maravilhas dessa união mística, resultante do amor do Senhor pelo Seu povo. Em Romanos 6 Paulo diz que a igreja, de forma intrínseca foi ligada a Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição, a fim de que a confissão de fé de cada crente possa ser igual: “Cristo morreu pelo meu pecado”, ou “Cristo morreu pelos nossos pecados”. Mencionei um pouco sobre justiça. Mas quero enfatizar o quanto esse assunto envolve unidade. Não há um crente sequer que foi aceito na salvação mediante seus méritos, como bondade, religião, etc. Todos foram igualmente justificados e vestidos da justiça perfeita do Filho de Deus. Assim, todos os crentes podem dizer, como diz um antigo hino: “Entrarei no céu enfim, pelo Seu precioso sangue”.
        A unidade da igreja é provada na forma como os verdadeiros crentes mostram santidade, porque habita neles o Espírito Santo. Todos os crentes amam a justiça e odeiam a iniquidade; todos os crentes lutam por crescer e agradar a Deus, vivendo para Ele, separando do mundo e vivendo para Sua glória aqui. Ser crente e não ser santo no viver é ser pior do que o mundo. Em Sua Palavra Deus ordena os seus que todos devem crescer em santidade (1 Pedro 1:15). É claro que nem todos os crentes desenvolveram maturidade em santidade, mas todos lutam por isso; todos carregam em seus corpos mortais os desejos malignos e vis do pecado, mas todos lutam no poder do Espírito para conquistar as grandes conquistas da fé, numa vida cristã separada para Deus. Assim vemos que há esse mesmo Espírito de santidade, amor, justiça e disposição de andar para o céu na vida de todos os sinceros crentes, e isso prova o quanto a igreja é uma unidade.
        Preciso avançar um pouco nesse assunto em pauta. A ligação que a igreja de Deus no mundo inteiro tem com o Senhor prova a unidade dela. As expressões: “Vós em mim”, e “Eu em vós” aparecem para fortificar ainda mais esse ensino. Foi isso o que Senhor quis dizer na oração em João 17: “Eu neles...”. Ainda em Romanos 8:1: “Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”. Essas palavras mostram que a igreja não é mera organização, mas sim um organismo vivo e eterno. Pelo batismo do Espírito Santo cada crente foi tirado da ligação que tinha em Adão para ser posto no segundo Adão. Assim como uma mulher passa a estar ligada ao marido num matrimônio, assim também a igreja está unida, ligada para sempre a Cristo Jesus.
        Que ênfase bendita é dada quanto a esse tema! Cristo amou um povo e se entregou por esse povo; Cristo amou um povo com amor eterno. Cristo amou um povo e todas as bênçãos espirituais pertencem a esse povo, devido a ligação que tem com esse Senhor (Efésios 1:3). Essa unidade é impossível ser desmanchada, pois todos os santos, em toda história e para sempre fazem parte dessa ligação que foi instituída na eternidade. Os crentes podem juntos cantar o coro de um antigo hino: “Eu sou de Jesus, aleluia! De Cristo Jesus meu Senhor!”

Nenhum comentário: