segunda-feira, 4 de junho de 2018

HERÓICA DECISÃO (9)


                                      
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
        PARTE DE UM CONCEITO CORRETO DE VIVER BASEADO NA VERDADE: “...Serviremos...”
        Os filhos, também fazem parte dessa envolvente decisão que agrada a Deus. Quando homens temem ao Senhor, essa fé e coragem são passadas aos filhos, nasce uma posteridade que de homens e mulheres fieis. O segredo é a presença de Deus no lar; é o Senhor liderando o viver do homem e da mulher, a fim de que eles cumpram sua missão. Nós não precisamos desse estilo de família como vemos hoje, onde cada um faz o que bem quiser; onde os filhos não são guiados em temor, não há qualquer sinal de disciplina, porque em geral os pais não estão presentes. Os resultados têm sido desastrosos, porque muitos são os filhos que presenciam brigas e separação entre seus pais, causando males irreparáveis nas vidas de seus filhos. Conheci um moço o qual afirmou que sua maior tristeza foi ver seu pai se separando da sua mãe. Quando temos filhos fieis eles seguirão o caminho da obediência e vão querer estabelecer suas famílias de acordo com os padrões de santidade e pureza.
        Agora chegou o momento para que vejamos uma heroica decisão deve ser pautada num viver fundamentado na verdade. Isso é de fundamental importância, porque se não for uma decisão de servir, certamente não agiremos como devemos neste mundo. O mundo atual foge disso hoje. Muitos falam que estão servindo a Deus, mas na verdade estão servindo do modo deles, segundo aquilo que eles querem. Saul achava que estava servindo a Deus, mas quando voltou ouviu de Samuel que tinha agido como rebelde. O modo de servir a Deus correto vem quando submetemo-nos a ele e não ele que deve se submeter a nós. O homem no mundo vive para servir. Aliás, o propósito da criação do homem foi servir ao Senhor com prazer e alegria no coração. Se não houver isso estaremos servindo ao pecado. Não há meio termo nisso; não há como mudar isso. Josué foi bem enfático: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, caso contrário estaria servindo os ídolos.
        Preciso agora envolver vocês com aquilo que creio servir de alicerce na vida – doutrina. E a doutrina da nossa queda e do pecado vem nos mostrar que a decisão de servir ao pecado já foi tomada por nós desde a queda em Adão. Vejo hoje como muitos pensam que podem servir a Deus, sem que tenham seus corações purificados de suas imundícies e seus pecados perdoados. Não há como. A ideia religiosa de nossos dias é que todos podem servir a Deus e com isso têm aparecido conceitos totalmente estranhos à verdade bíblica, acerca de serviço nas igrejas. Acontece que servir a Deus só pode partir de um coração que teme ao Senhor e que foi liberto do pecado e deste mundo perverso. Os crentes sinceros pertencem ao reino de Deus e nesse reino todos são servos uns dos outros, tendo em vista a glória de Deus. Deus tem sua palavra como padrão do nosso serviço prestado a ele; Deus requer que obedeçamos o comando daquilo que está escrito e não daquilo que pensamos e que queremos a qualquer custo.
        Não é nada fácil servir a Deus; a natureza pervertida do homem é um peso morto no tocante ao reino de Deus. Por natureza somos livres para servir ao mundo e seus padrões, porque agrada a carne e estica ainda mais nosso orgulho. Então, servir ao Senhor em nosso lar, não é nada agradável, por isso a fé entra em ação; devemos tomar decisão séria para isso. Não é nada fácil estabelecer a glória de Cristo em nosso lar; só a fé firme pode renunciar um mundo maligno e não tolerar que suas imundícies venham para dentro de nossas casas. Então, requer vidas abnegadas, submissas a Deus, mesmo que custe caro; mesmo que percam amigos e parentes. Servimos a Deus e não aos homens.

Nenhum comentário: